A partir do dia 26 de setembro o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), recebe o Festival Paredão Ocupa o Museu. O festival que é gratuito e tem como principal característica grandes estruturas de som, chamadas de paredões, apresenta diferentes formatos, ritmos, estilos, temas musicais e formas de dançar.
A programação será dividida em três noites temáticas e acontecem nos dias 26, 27 e 28 de setembro, das 20h até 02h. As apresentações serão a Aparelhagem Crocodilo do Pará, a Radiola de Reggae do Maranhão e o Paredão do Hulk de Funk do Rio de Janeiro.
Outras atrações acontecerão paralelamente ao festival, como uma feira gastronômica com comidas típicas das regiões. E está previsto que aconteça também um ciclo de debates sobre a cultura dos paredões e suas influências. Os debates contarão com a presença dos curadores e artistas de cada gênero musical, e ocorrerão nos mesmos dias dos paredões, com entrada gratuita e classificação livre.
Além dos paredões respectivos de cada dia, o festival também contará em todas as três noites com o Paredão Automotivo, bastante presente em Goiás, São Paulo e no interior do Brasil.
O Festival Paredão Ocupa Museu ocorrerá do lado de fora do CCBB RJ, tendo em vista o tamanho das estruturas que chegam a medir 20 metros de altura cada.
A estrutura contará com 2 palcos montados, tem entre as atrações confirmadas a Radiola Freedom FM, Célia Sampaio, Núbia e VJ Nayra Albuquerque, representando o Maranhão; Aparelhagem Crocodilo, Maderito e VJ Astigma, representando o Pará; A Coisona, do Rio de Janeiro, e Rayssa Dias, do brega funk de Pernambuco; Além do Paredão do Hulk, nos segmentos de sons automotivos.
A programação completa do Festival Paredão Ocupa Museu será divulga no site e nas redes sociais do CCBB RJ durante o mês de setembro.