Cedae atende a exigências e é incluída no Pacto Global da ONU

Com este selo, a Companhia se torna agente de transformação, garantindo a visibilidade dos negócios na economia mundial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sede da Cedae, na região central do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Internet

Às vésperas de completar um ano do repasse dos serviços de saneamento do maior bloco à concessionária Águas do Rio, a Cedae celebra o novo momento da empresa com a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A conquista reforça a mudança cultural da Companhia, agora focada em ações sustentáveis e práticas voltadas à agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), e dá luz à estruturação dos novos negócios.

Ao atender às exigências da ONU, a Cedae se une aos mais de 13 mil membros da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, que incentiva empresas a adotarem políticas sustentáveis e socialmente responsáveis, baseadas nos Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

“Estar à frente da Cedae num momento tão transformador é um grande desafio. Nosso foco é a segurança hídrica, e estamos estruturando toda a empresa para trazer inovação e qualidade na prestação do serviço. Também abrimos as portas para novos negócios, com nossa expertise no mercado, passamos a oferecer diversos serviços às concessionárias, garantindo geração de receita. Toda essa mudança de comportamento está alinhada ao que sugere o Pacto Global”, destaca o presidente da Cedae, Leonardo Soares.

Com este selo, a Companhia se torna agente de transformação, garantindo a visibilidade dos negócios na economia mundial, além de incluir suas lideranças em fóruns decisórios globais de referência. As organizações que integram o Pacto Global se comprometem a seguir os princípios universais no dia a dia de suas operações. Agora, a Cedae passa a ter ainda mais responsabilidades e contará com a participação de seu corpo técnico para colocar em prática os objetivos propostos.

Neste primeiro momento, a Cedae entra como ‘participante’, podendo selecionar até quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) para atuação. Após o período de aplicação das práticas e do engajamento nas ODS escolhidas, a Companhia poderá ampliar seu protagonismo e elevar o nível de participação até estar apta a atuar nos 17 ODS propostos pela ONU.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Criados em 2015 pela ONU, os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

Ao todo, são 17 objetivos, que vão de ‘Água Potável e Saneamento’ à ‘Paz, Justiça e Instituições Eficazes’, passando ainda por ‘Consumo e Produção Responsáveis’ e ‘Trabalho Decente e Crescimento Econômico’. Os demais temas podem ser conferidos no site https://www.pactoglobal.org.br/ods.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae atende a exigências e é incluída no Pacto Global da ONU

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente reportagem, onde o foco está atrelado a Empresa, e não a empresa pública como de praxe!
    Realmente esse é o sentimento que buscamos e queremos divulgar e ensinar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui