O Grupo de pesquisadores do Cefet/RJ – campus Petrópolis, que coordena o Projeto Expedições, participa da rede de Resiliência da Região Serrana, estudando as condições ambientais para auxiliar as comunidades locais na prevenção de desastres ambientais. A equipe, que criou um mapa interativo de trilhas, se reuniu na última quarta-feira (16/03) com a rede para troca de informações e planejamentos.
Criado há seis anos, o Projeto Expedições faz levantamento de todas as Unidades de Conservação (UCs) inseridas no município, com o objetivo de demarcar limites, estruturar dados das áreas preservadas e debater o uso e a ocupação da terra em um ambiente montanhoso. O projeto conta com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
A iniciativa ajuda a reforçar a importância da presença dos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica, na região, e sugere atividades de educação para preservação e redução de riscos ou desastres.
O Projeto Expedições idealizou também um mapa das Unidades Geoambientais no município. O Rio de Janeiro possui 11 domínios e 32 unidades geológico-ambientais. Desses, seis domínios de geodiversidade e nove unidades geoambientais foram identificadas em Petrópolis. Para o auxílio e o incentivo das atividades educacionais em trilhas da região, a equipe do Cefet/RJ criou um mapa interativo de trilhas e unidades de conservação, que pode ser consultado no site.
“Temos observado um aumento na procura por atividades em áreas naturais, algumas vezes até de forma descontrolada, o que gera inúmeras questões com as quais temos condições de refletir e, eventualmente, colaborar para uma melhor organização”, ressalta Amaro Pessoa, um dos coordenadores.
Ele ressalta que Petrópolis possui unidades de conservação municipais, estaduais e federais, de diferentes categorias e tamanhos, e que foram agrupadas em nove unidades de proteção integral, como a Reserva Biológica (Rebio) do Tinguá; o Parnaso; a Rebio Araras; o Refúgio da Vida Silvestre Serra da Estrela; o Monumento Natural Pedra do Elefante; o Parque Natural Municipal Padre Quinha. Além destas, há as de uso sustentável, como a APA de Petrópolis, APA Maravilha e APA Vale Fagundes. Existem também sete reservas particulares e juntas, públicas e privadas, representam cerca de 62% da área total do município.