Centro Cultural Banco do Brasil recebe exposição imersiva que aborda os desafios da preservação dos oceanos

Esta experiência imersiva une criatividade, sustentabilidade e inovação no coração do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Maré de Luz - Marlus Araujo

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) será palco da exposição “Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte” a partir desta quinta-feira (30/11). O evento, imersivo e reflexivo, propõe uma abordagem profunda sobre a intersecção entre o mundo contemporâneo e o futuro, com foco em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e tecnológico, mas enfrentando desafios de coexistência e sustentabilidade.

A exposição, que tem o tema alinhado à iniciativa da UNESCO para a Década dos Oceanos, entre 2021 e 2030, destaca a importância de novos aplicativos, serviços e filtros que esclareçam os problemas globais dos oceanos para o público, tanto online quanto presencial.

A mostra reunirá 27 artistas para abordar questões oceânicas. O curador destaca a união de artistas, que por meio de suas pesquisas em arte, ciência e tecnologia, transformam o tema da exposição em um manifesto sobre os desafios urgentes e difíceis dos mares.

A exposição busca representatividade ao reunir artistas de diversas origens e identidades, incluindo mulheres, afrodescendentes e membros da comunidade LGBTQIAPN+ com o intuito de proporcionar uma visão ampla da sociedade atual.

Advertisement

A experiência expositiva foi projetada com uma abordagem disruptiva, enfatizando interatividade, sensorialidade e emoção para apresentar conceitos e obras. A mostra busca ser uma jornada de sensações, percepções e emoções. 1e além de tudo, celebra a produção brasileira na arte contemporânea, com ênfase na diversidade de artistas, incluindo nomes renomados e novos talentos. A exposição proporciona uma visão única e relevante da criptoarte no contexto nacional.

A atmosfera imersiva é estabelecida desde a entrada, com recursos interativos e tecnológicos. Os visitantes serão conduzidos a uma imersão profunda no mundo da criptoarte, destacando o universo da tecnologia blockchain e dos NFTs. As obras expostas variam entre fusões de tecnologia, história da arte e interatividade. Entre elas “Lagoogleglyphs” de Eduardo Kac, “Planctons Bioluminescentes” de Marlus Araujo e “The Color of Water: Algorithmic Sea” de Carlos Oliveira, Sarah Schorr e Gabriel Pereira. Esta exposição promete oferecer uma visão profunda da interação entre natureza, arte e tecnologia.

A “I Mostra Nacional de Criptoarte – Década dos Oceanos” estará aberta ao público a partir das 9h, no 2º andar do CCBB RJ, com apoio da PwC Brasil, produção da Dellarte Soluções Culturais, apoio MultiRio Terminais e On Projeções, e realização da Metaverse Agency, Interlúdio, Centro Cultural Banco do Brasil, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço: “I Mostra Nacional de Criptoarte – Década dos Oceanos”

  • Data: De 30 de novembro de 2023 a 26 de fevereiro de 2024
  • Horário: De quarta a segunda-feira (fecha às terças), das 9h às 20h
  • Entrada: Gratuita
  • Ingressos: Disponíveis na bilheteria do CCBB RJ ou em BB Cultura
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
  • Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural Banco do Brasil recebe exposição imersiva que aborda os desafios da preservação dos oceanos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro Cultural Banco do Brasil recebe exposição imersiva que aborda os desafios da preservação dos oceanos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui