No próximo sábado, 9 de novembro, às 15h, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, inaugura três novas exposições de arte contemporânea: Infinitos – Pinturas Recentes de Maria Lynch, Espaços Quânticos de César Oiticica Filho, e Lona Preta: o MST no Olhar de Francisco Proner. As mostras ocuparão as galerias de arte e o gabinete de fotografia do 1º andar do CCJF e poderão ser visitadas gratuitamente até 16 de fevereiro de 2025.
As Exposições
Infinitos – Pinturas Recentes de Maria Lynch
Comemorando 20 anos de carreira, a artista visual Maria Lynch apresenta uma coleção de pinturas recentes que exploram a cor como elemento central de articulação e organicidade. A mostra convida o público a uma experiência imersiva, onde a percepção do real é desafiada, refletindo sobre a liberdade de expressão para além das convenções culturais. Segundo a artista, “a arte tem a capacidade de impactar e transformar, ajudando o espectador a desconectar-se do controle e se reconectar com a essência humana”.
Espaços Quânticos, de César Oiticica Filho
César Oiticica Filho propõe uma fusão inovadora de fotografia, pintura e luz, criando o que ele chama de “pintura quântica”. A exposição utiliza uma técnica que mescla impressão fotográfica em tecido com intervenções de pintura e cor, promovendo uma experiência sensorial e meditativa. Oiticica convida o público a um envolvimento que transcende o visual, ativando uma consciência expandida através de práticas como meditação e sessões de yoga, que ocorrerão semanalmente durante a exposição.
Lona Preta: o MST no Olhar de Francisco Proner
O fotojornalista Francisco Proner apresenta uma série de imagens documentando a vida e a luta dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). “Lona Preta” retrata os desafios e a resistência das famílias acampadas em busca de reforma agrária, destacando as condições e o simbolismo da “lona preta” na trajetória de milhares de brasileiros. Proner espera que sua obra sensibilize o público para o conflito agrário e as desigualdades sociais enfrentadas pelo movimento.
Serviço
Data de abertura: 9 de novembro de 2024, às 15h
Período de visitação: 9 de novembro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025
Horário: 11h às 19h, de terça a domingo
Local: Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Endereço: Avenida Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro – RJ (Entrada também pela Rua México, 57)
Entrada: Gratuita