Estudo realizado pela Startup Economapas revela que o centro do Rio conta com a maior quantidade de farmácias da cidade. Só na Avenida Rio Branco, onde circulam cerca de 600 mil pessoas por dia, estão localizados 95 dos 116 de estabelecimentos farmacêuticos de todo o bairro.
O centro da cidade além de ser um local de concentração de empresas dos mais variados seguimentos também possui uma população residencial de 12 mil pessoas. Nesta área, o gasto mensal com assistência em saúde e medicamentos chega a mais de R$ 34 milhões, somente de pessoas flutuantes e R$ 758 mil entre os moradores do bairro.
De acordo com a pesquisa, Copacabana é o segundo local com maior número de farmácias do município. Ao todo, o bairro da zona sul carioca tem 109 estabelecimentos farmacêuticos, seguido pela Tijuca com 92 farmácias, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes com 76 farmácias, Campo Grande, com 59 e, de volta a Zona Sul, 41 no bairro de Ipanema.
Os dados da pesquisa foram coletados de mais de 500 bancos de dados públicos como IBGE e Receita Federal. Informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook também foram utilizados pela Startup para elaboração do estudo.