Centro do Rio: Edifício ‘Barrosão’, antiga sede da Caixa Econômica, pode ter novo dono

Desde que a Caixa Econômica entregou as chaves do edifício em 2021, o prédio tem permanecido vazio e à procura de soluções para cobrir suas despesas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Barrosão - Foto: Reprodução/Google Maps

O icônico Edifício Almirante Barroso, antiga sede da Caixa Econômica Federal e um dos mais altos arranha-céus do Centro do Rio, pode ganhar um novo proprietário. Localizado na Avenida Rio Branco, a construção de 31 andares, com décadas de história, está em busca de novos investidores após o banco deixar o prédio em dezembro de 2018 para suas novas instalações na Rua das Marrecas, na Cinelândia.

Desde que a Caixa Econômica entregou as chaves do edifício em 2021, o prédio tem permanecido vazio e à procura de soluções para cobrir suas despesas. O edifício, conhecido como “Barrosão”, está estrategicamente posicionado a poucos metros das sedes de grandes corporações como a Petrobras e o BNDES, e conta com uma estação de metrô praticamente em sua portaria, o que o torna um ativo imobiliário altamente valorizado.

Caixa central Centro do Rio: Edifício 'Barrosão', antiga sede da Caixa Econômica, pode ter novo dono

Na última terça-feira (20/08), o fundo BTG Pactual, que administra o edifício, anunciou que o prédio pode ser adquirido por uma ONG, a Vitalis – Promoção e Desenvolvimento Social, que ofereceu R$ 120 milhões pelo imóvel. Esse valor representa apenas 45% do valor patrimonial do fundo. A Vitalis, fundada em 2007, é conhecida por seu trabalho com organizações culturais e artísticas. Ainda não há informações dos planos da ONG para um dos maiores prédios da Região Central.

O presidente do Conselho de Renovação do Centro da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Cláudio André de Castro, destacou a importância da proposta. “Esse edifício é um dos maiores em metragem quadrada no Centro do Rio e foi recentemente ‘retrofitado’. Embora o valor estimado seja de até R$ 160 milhões, a proposta da Vitalis deve ser considerada devido à dificuldade de locação e à necessidade de conversão em residencial. Esperamos que a venda ocorra e que o Centro possa receber mais moradores. São esses moradores que vão trazer vida nova e renovação à área, até mesmo para os escritórios que estão fechados.”, afirmou Castro.

WhatsApp Image 2024 08 21 at 14.59.14 1 Centro do Rio: Edifício 'Barrosão', antiga sede da Caixa Econômica, pode ter novo dono
Barrosão – Foto: Reprodução/Google Maps

A devolução do imóvel pela Caixa Econômica Federal ao fundo BTG Pactual não foi simples. Inicialmente, o banco deveria ter entregue as chaves em novembro de 2020, mas o fundo não as recebeu porque o edifício não estava nos padrões de devolução. Após um processo judicial e uma decisão liminar, as chaves foram finalmente entregues em março de 2021.

O Edifício Almirante Barroso foi projetado pelos arquitetos Paulo C. Mourão, J.A. Tiedemann e Ney F. Gonçalves e inaugurado na década de 50. Um dos destaques do prédio é um mural pintado pelo artista plástico Bandeira de Mello em 1969. Desde 2022, o térreo do edifício abriga uma das maiores lojas da Região Central do Rio, o magazine Casas da Mamãe, que fez um grande investimento em sua primeira filial na cidade. A locação para a varejista paulista, celebrada na época, permitiu que a vacância do prédio caísse de 100% para 93%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio: Edifício 'Barrosão', antiga sede da Caixa Econômica, pode ter novo dono

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui