Dos 224 municípios do Piauí, pelo menos 180 deles têm um trabalho intenso de artesãos e produção de artigos feitos em madeira, cerâmica, linhas, sementes, opala e palha da carnaúba. Essas e outras matérias-primas típicas do estado integram a Exposição de Artesanato do Piauí, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, até o dia 15 de novembro. A mostra tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. O visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19*.
Com realização do Sebrae no Piauí e curadoria do designer Renato Imbroisi, a mostra foi pensada para valorizar o artesanato piauiense, destacando a sua diversidade e fortalecendo o patrimônio cultural, imaterial e natural do estado do Piauí.
O artesanato, as artesãs e os artesãos constituem a força central da exposição. Diversas técnicas são abordadas, como a cerâmica, a escultura em madeira dos tradicionais santeiros piauienses, a cestaria em carnaúba, os bordados, a tecelagem manual, a joalheria utilizando opalas de Pedro II, a renda de bilro e a renda de sisal, entre outras. As peças artesanais, feitas à mão por diversos núcleos de artesanato do Piauí selecionados para a exposição, serão comercializadas no CRAB, com pronta-entrega e também sob encomenda.
A exposição faz parte do Projeto Piauí Rio, que contou também com a mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” no Bondinho Pão de Açúcar, e um Encontro de Negócios de Turismo do Piauí. O projeto é uma realização do Sebrae no Piauí, com a parceria do Governo do Estado do Piauí, Bondinho Pão de Açúcar, CRAB, Fiepi, Fecomércio Piauí e Sistema Faepi/Senar.
Serviço: Exposição no CRAB / Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) / Endereço: Praça Tiradentes, 69 – Centro, RJ / Visitação: Até 15/11/2021 / Horário: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h / Entrada: Gratuita.
*O visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19 correspondente a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, respeitando o calendário de comprovação de vacinação da cidade do Rio de Janeiro.