De acordo com a história contada em Bangu, o escocês Thomas Donohoe que teria trazido para nosso país a primeira bola de futebol camuflada em uma caixa de madeira na Fábrica de Tecidos Bangu.
Pois bem, em abril de 1894, o técnico têxtil escocês chamado Thomas Donohoe, da Companhia Progresso Industrial do Brasil – antiga Fábrica de Tecidos Bangu, trouxe do Reino Unido a primeira bola de couro, uma bomba para enchê-la e alguns pares de chuteiras, camuflados dentro de uma caixa de madeira junto com equipamentos e materiais comprados para a fábrica. Bem antes da primeira partida feita por Charles Miller em 15 de abril de 1895.
As primeiras partidas foram realizadas num campo improvisado, próximo da fábrica. O esporte era praticado sempre aos domingos, pois era o dia de folga dos funcionários. Com o tempo, a tão conhecida “pelada” de todos os domingos logo se transformou no principal lazer dos britânicos. Participaram do primeiro jogo pioneiro de football, em setembro de 1894, em Bangu, os srs.: F. Smith, Clarence Hibbs, E. Elkin, Thomas Hellowell, John Stark, M. Sutton, James Hartley, Thomas Donohoe, W. Jeakes, Henry Bennet, J. Harmond e Thomas Sterling.
Cada time jogou com apenas seis players, mas foi o suficiente para garantirem a diversão. Com o tempo, um maior número de pessoas se interessaria e neste momento poderia ser realizada uma partida com dois elevens. Para Donohoe isso pouco importava, o fato principal é que ele havia matado as saudades do football e conseguido realizar a primeira partida. Não houve preocupação com o uniforme, com as anotações dos gols marcados, com a cronometragem – o importante era matar a fome de bola. Por esta falta de dados palpáveis é que se prefere creditar a Charles Miller a introdução do futebol no Brasil em outubro de 1894 e a realização da primeira partida em setembro de 1895, bem depois do jogo do sr. Donohoe.
Algo que surgiu como entretenimento entre os trabalhadores, logo se tornou sério e profissional. Em 1897, começaram a discutir sobre a possibilidade de se fundar um clube para a prática do futebol. A princípio, os empolgados jogadores tiveram dificuldades, pois a direção da fábrica não apoiava a iniciativa de seus empregados. Somente em 17 de abril de 1904, sendo presidida por Willian French e Thomas Donohoe, fundou-se o Bangu Athletic Club, atual Bangu Atlético Clube.
Inclusive, seu filho, Patrick foi o maior ídolo do clube nos anos 1910. Foi um goleador, inclusive em clássicos – caso dos dois gols marcados na vitória de 4 a 2 sobre o Flamengo em 1918, depois de sofrer goleada de 9 a 1 no primeiro turno.
Ou seja, desculpe-me os paulistas, mas o futebol nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro.