As fortes chuvas que atingem a cidade do Rio nesta quarta-feira (31) já provocam uma série de transtornos na vida dos cariocas que voltam do trabalho. A região mais afetada, segundo o Centro de Operações do Rio (COR), é a da Ilha do Governador, na Zona Norte. Às 17h31, houve vento forte no Aeroporto do Galeão. Na Baixada Fluminense também houve registros de pancadas de chuva.
Segundo o Alerta Rio, a noite desta quarta-feira (31/01), segue com previsão é de céu nublado, com pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, acompanhadas de raios.
De acordo com o COR, às 18h27, núcleos de chuva atuavam na Zona Norte, Centro e Tijuca, e seguiam com lento deslocamento em direção à Zona Sul.
O Rio continua em estágio operacional 2 desde a manhã de domingo (21), devido ao decreto de emergência publicado no início de janeiro – quando as chuvas no RJ deixaram 12 mortos no estado, há mais de 15 dias.
O estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores, segundo o Centro de Operações do Rio.
Fevereiro também será com chuva
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (31/01), a expectativa é de que fevereiro também tenha tempo abafado e temperaturas elevadas. Ainda segundo o instituto, novos temporais, como o que castigou o Rio em janeiro, devem acontecer, principalmente na primeira metade do mês.