Cilindro de gás de carro que explodiu nesta terça-feira no Rio pode ter sido utilizado anteriormente em outro veículo

A prática de reutilizar cilindros de gás não é proibida, mas a recomendação de especialistas é sempre usar um novo, pois torna todo o processo mais seguro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Redes Sociais

Alguns indícios apontam que o cilindro de gás natural do carro que explodiu nesta terça-feira, 26/07, em um posto de gasolina na região do Maracanã, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, pode ter sido utilizado em outro veículo anteriormente. De acordo com informações obtidas pelo DIÁRIO DO RIO, o Peugeot que acabou destroçado após a explosão foi vistoriado ano passado com outro cilindro de GNV.

Ainda segundo informações levantadas pelo DIÁRIO, o cilindro foi instalado no carro que explodiu 10 anos depois da fabricação e, muito provavelmente, já havia sido utilizado em outros carros. Essa pratica é permitida por lei, no entanto, especialistas da área garantem que algumas pessoas e empresas estão agindo de má fé, comercializando cilindros roubados, ou até mesmo que foram incendiados, e é aí que está o perigo. Por isso, o ideal é usar um cilindro novo para ter certeza da origem e garantia de segurança.

O cilindro que explodiu nesta terça-feira está registrado com os seguintes dados:

cilindro que explodiu 2 Cilindro de gás de carro que explodiu nesta terça-feira no Rio pode ter sido utilizado anteriormente em outro veículo

Advertisement

O cilindro que estava no Peugeot, em agosto do ano passado, era o:

print Cilindro de gás de carro que explodiu nesta terça-feira no Rio pode ter sido utilizado anteriormente em outro veículo
INPROCIL – Série do cilindro: N1034456 – Capacidade do cilindro: 57,60 – Fabricação do cilindro mês/ano: 07/2007 – Data da última requalificação do cilindro: 01/01/2017

O Sindicato das Indústrias de Reparação vai solicitar ao Inmetro para confirmar se o cilindro esteve mesmo em outro carro.

O motorista do carro que explodiu foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, e submetido a uma cirurgia no fim da manhã desta terça-feira. Ele ficou em estado grave, não resistiu e morreu.

O Sindicato das Indústrias de Reparação destaca que quando instalado e utilizado da forma correta, seguindo as recomendações, o GNV é extremamente seguro para motoristas e passageiros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cilindro de gás de carro que explodiu nesta terça-feira no Rio pode ter sido utilizado anteriormente em outro veículo
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Reportagem especulativa e canalha, mto mal embasada, feita pra manipular a opinião pública. Explosão de cilindro de GNV eh como queda de avião, acontece em raras oportunidades, o que chancela a eficiência e garantia do equipamento.

  2. Sou classe média baixa ,pago aluguel e td,comprei meu primeiro carrinho ano 95 do meu irmão e não só para baratear pedi que retira se o kit gás, redução em 2.000 e livrei ,Eu e minha família deste perigo real. Digo sinceramente que tenho medo desta forma de combustível.

  3. Nota-se que existia vazamento do cilindro na mala do carro, no momento que o motorista abre a mala, a lâmpada acende e acontece a ignição seguida de explosão.
    Se é fato o cilindro ser velho e o carro fez vistoria ano passado, o mesmo ñ se aplica a causa ser da pressão no cilindro e sim pelo vazamento que acontecia no interior da mala cuja a abertura pelo condutor causou ao acender a lâmpada da mala a ignição que resultou na explosão.
    Outra coisa, as vistorias de gnv eram para serem feitas nos equipamentos que componhe o gás como redutor, manometro, tubulação e registros… eles fazem vistorias mais de pneus, freio, buzina, limpador, farol e etc…
    Se vistoriasse o que deveria ser feito, e não se comportarem como um mini Detran, muitas coisas seriam combatidas.

  4. Um cilindro testado e instalado corretamente não apresenta perigo.
    Se esse fosse o caso, qual o motivo de ter sido trocado por outro?
    Quem sabe foi testar, deu ruim no teste e ele pegou um emprestado ou alugado pra fazer a vistoria, e logo depois colocou no lugar o cilindro que não passou no teste?
    Os malandros alugam pneus etc pra passar na vistoria, ou até rola um trocado pra vista grossa.
    Se existem corruptos é porque existe quem está disposto a pagar pelo jeitinho.
    Às vezes sai caro, como nesse caso..

  5. Um absurdo a lei permitir essa reutilização. Tem que haver um boicote da população em relação a utilização de carros movidos a gás. Quem vai nos garantir uma viagem segura? Já entrei em táxis que o cheiro de gás estava forte, hoje sairia do veículo na hora .

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui