O Projeto Aventura Animal, dedicado à preservação da biodiversidade da Mata Atlântica entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, registrou imagens impressionantes de cinco espécies de felinos selvagens na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio Bonito de Lumiar, dentro do Parque Estadual dos Três Picos. As imagens revelam a presença da onça-parda, gato-maracajá, gato-do-mato-pequeno, jaguatirica e jaguarundi em uma mesma área, fato que foi celebrado por ambientalistas e voluntários da preservação da fauna local.
Segundo o coordenador do projeto, Juran Santos, o registro dessas cinco espécies em uma única área é uma grande conquista para a conservação da biodiversidade da região. “Esse monitoramento é um avanço significativo nos esforços de preservação das espécies ameaçadas da Mata Atlântica,” explicou Santos.
O Parque Estadual dos Três Picos abriga uma das mais ricas biodiversidades do estado do Rio de Janeiro, e o trabalho contínuo de monitoramento realizado pelo Projeto Aventura Animal é essencial para a proteção e estudo das espécies ameaçadas da região. O projeto conta com o apoio de voluntários e especialistas que trabalham para garantir a preservação da fauna e flora locais.
As informações são do Eco Serrano.