Cinelândia ganha Posto de Policiamento Integrado

Iniciativa atende demanda do comércio por mais patrulhamento no Centro; setor gastou R$ 300 milhões com segurança no primeiro trimestre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

Foi inaugurado, nesta quarta-feira (11/5), o Posto de Policiamento Integrado da Cinelândia, viabilizado por meio de uma parceria entre comerciantes do Centro, a secretaria estadual de Governo e o 5º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro. O posto foi implantado para atender a demanda do comércio por mais segurança para a região, que sofre com a degradação, provocada pela desordem urbana e pelo aumento da criminalidade.

Desde o ano passado, o SindilojasRio e outras entidades do comércio, como CDLRio, Saara, Sarca e ACRJ, junto com empresários dos polos das Confeitarias Tradicionais, da Praça XV, da Praça Mauá e Rio Antigo, têm se reunido com representantes das diferentes esferas do poder público para discutir e propor ações destinadas à revitalização do Centro do Rio.

Um dos resultados desses encontros foi a implantação, em março, do programa Centro para Todos, que abrange o aumento do efetivo de policiais militares nas ruas, com a instalação de 20 tendas móveis da PM em pontos estratégicos da região e a maior integração entre o 5° BPM e a Operação Segurança Presente; e a ampliação do atendimento à população de rua, com apoio psicológico e encaminhamento a serviços de reinserção social e de capacitação profissional.

Na inauguração do posto de policiamento da Cinelândia, representando o 5º BPM, o comandante de Policiamento Especializado, coronel André Henrique, declarou que o objetivo do posto avançado é aumentar a sensação de segurança.

Advertisement

“A ação e o policiamento integrados são muito importantes para que o cidadão, de fato, tenha a percepção da presença policial na localidade. Essa base se tornará uma referência para todos que vivem, trabalham ou visitam o Centro”, afirmou.

Já o superintendente do Centro, da secretaria estadual de Governo, Luiz Cláudio Vasques, disse que o posto é fruto do trabalho sério e eficiente do governo do estado, que está trazendo um novo conceito de Segurança Pública para a região. O comerciante da Saara e diretor do polo de Confeitarias Tradicionais, Jorge Van Erven, ressaltou a importância da parceria com o governo do estado e o bom relacionamento do comércio com o 5º BPM.

O aumento da segurança e o atendimento da população de rua estão entre as principais demandas do comércio para reverter o processo de abandono do Centro, segundo Aldo Gonçalves, presidente do SindilojasRio e do CDLRio, entidades que, juntas, representam mais de 30 mil estabelecimentos comerciais.

“Coibir a violência só é possível com muito trabalho e união de esforços, tanto do poder público como da iniciativa privada”, afirma Gonçalves, lembrando que o comércio do Rio já gastou cerca de R$ 300 milhões com segurança no primeiro trimestre deste ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinelândia ganha Posto de Policiamento Integrado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui