O Circo Voador, um dos espaços culturais mais emblemáticos do Brasil, está prestes a ser oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 1.984/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), que propõe o tombamento do Circo Voador. Agora, a decisão segue para o governador Cláudio Castro, que tem um prazo de até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.
Na justificativa do projeto, a deputada enfatiza a importância cultural e histórica do Circo Voador, que ao longo de sua trajetória recebeu apresentações de grandes nomes da música brasileira, como Barão Vermelho, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. “O Circo Voador é um espaço cultural icônico, um símbolo das manifestações artísticas e políticas, além de um ponto de resistência democrática no Estado do Rio de Janeiro,” afirmou Verônica Lima.
A deputada celebra a aprovação do projeto e ressalta o papel fundamental do Circo Voador para as manifestações culturais e populares do estado. “É uma honra para mim aprovar o projeto que transforma o Circo Voador em patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Esse é, certamente, um equipamento histórico e de referência”.