Circuito Afro Carioca celebra Dia da Consciência Negra com edição especial em Padre Miguel

Evento reúne rodas de samba e a bateria da Unidos de Padre Miguel em homenagem à cultura e ancestralidade africanas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A zona oeste do Rio de Janeiro será palco de uma grande celebração no Dia da Consciência Negra, com uma edição especial do Circuito Afro Carioca. O evento, que ocorre no tradicional Ponto Chic, em Padre Miguel, reunirá algumas das mais destacadas rodas de samba do bairro, como o Samba da Macaca, o Pagode do Feijão e o Samba da Cabeça Branca, para exaltar o legado cultural da ancestralidade africana.

Com entrada gratuita, o evento está marcado para começar ao meio-dia e promete envolver a comunidade em um dia de música, dança e cultura. A programação inclui ainda uma participação especial da bateria e dos passistas da Unidos de Padre Miguel, que este ano celebra 67 anos de história.


Padre Miguel: um celeiro de cultura

Para o produtor cultural Guilherme Oliveira, responsável pelo Circuito Afro Carioca, realizar o encontro em Padre Miguel reforça a importância cultural da zona oeste, destacando a riqueza das tradições locais.

“Realizar o Encontro de Rodas de Samba em Padre Miguel é uma forma de potencializar a capacidade que o bairro tem de receber eventos de diferentes magnitudes, com um público diverso. Temos duas escolas de samba e várias opções culturais que atraem pessoas de diferentes gerações e gostos. Um dos objetivos do Circuito Afro Carioca é trazer mais atenção para nossa região”, afirma Guilherme.


Unidos de Padre Miguel: história e ancestralidade

A presença da Unidos de Padre Miguel é um dos destaques da programação. A escola, recém-promovida ao Grupo Especial do Carnaval Carioca, celebra em 2024 o enredo “Egbé Iyá Nassô”, que homenageia o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, o primeiro Ilê plantado em terras brasileiras e marco do candomblé no país.

Comemorando 67 anos de fundação, a escola promete abrilhantar o evento com sua energia contagiante, representada pela bateria e pelos passistas.


Celebração da ancestralidade africana

O Circuito Afro Carioca busca celebrar o legado africano em diferentes frentes, destacando o impacto da cultura preta no samba e nas tradições cariocas. O evento no Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para a comunidade se conectar com suas raízes por meio da música, da dança e da troca cultural.


Serviço: Encontro de Rodas de Samba – Dia da Consciência Negra

  • Data: 20 de novembro, quarta-feira
  • Local: Ponto Chic, Padre Miguel
  • Horário: A partir das 12h
  • Entrada: Gratuita
  • Atrações: Samba da Cabeça Branca, Samba da Macaca, Pagode do Feijão
  • Participação especial: Passistas e bateria da Unidos de Padre Miguel
  • Classificação: Livre
  • Informações: (21) 98136-7945

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Circuito Afro Carioca celebra Dia da Consciência Negra com edição especial em Padre Miguel
lapa dos mercadores 2024 Circuito Afro Carioca celebra Dia da Consciência Negra com edição especial em Padre Miguel

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui