Claudia Chaves: Comédia Neura! – Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher

A colunista do DIÁRIO DO RIO faz uma crítica sobre a comédia "Neura!" em cartaz no Teatro Cândido Mendes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Uma forma, bastante eficiente em teatro, é a comédia trazer situações do cotidiano. O efeito catártico é imediato e a gargalhada rola fácil. E quando se mistura amor, situações picantes, episódios inusitados e muita, muita trapalhadas é sucesso na certa. A comédia teatral Neura, de Rita Fischer, consegue criar uma relação imediata com a platéia. Tudo flui, sem economia, sem exageros, no ponto correto para que haja uma história, com começo, meio e fim, que ao mesmo tempo emociona ao final.

O texto de Rita Fischer mostra a sua capacidade de criar diálogos envolventes, rápidos, simples e direto ao ponto. A peça se inicia já mostrando o ‘final feliz” do casal e, a partir daí, a jornada é composta de vários episódios daqueles que dão errado, pelo óbvio. E tal forma que Rita consegue compor um painel das coisas mais comuns até as mais raras. Todas com o mesmo impacto, mesma lógica o que não permite que a peteca caia.

Rita Fisher faz o papel feminino da dona de casa Matilde e Vital Neto desempenha o bonachão Carlos Alberto, um funcionário público, que apaixonado ao mesmo tem que sem paciência faz todas as vontades da mulher. Vital é um ator muito eficiente porque com a ótima dicção, não se perde um ai, tem uma atuação repleta de alegria que é transmitida o tempo todo. Dança, remexe, anda, faz os gestos de cansaço e tudo com uma agilidade que muda de um polo ao outro com total talento.

Rita em uma expressão corporal única. Impressionante. O corpo que anda, levanta, faz exercícios, balança o cabelo que vira uma juba, pois é uma leoa em cena. E canta pequenos trechos com afinação e uma linda voz. E de forma integrada, os elementos cênicos comparecem com vigos. O cenário Nello Marrese, o figurino de Alice Demier são complementados pela excelente e criativa iluminação de Diego Diener. Neura é um vigoroso espetáculo para se rir muito ao nos reencontramos com o que se vê no palco.

Serviço:

NEURA!
De 1º a 30 de setembro de 2023
Teatro Cândido Mendes – Rua Joana Angélica 63 – Ipanema/RJ
Sextas e sábados às 22h
R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudia Chaves: Comédia Neura! - Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher
lapa dos mercadores 2024 Claudia Chaves: Comédia Neura! - Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui