Cláudio Castro critica serviço prestado pela SuperVia e não lamenta fim da concessão

Governador afirmou que serviço prestado pela concessionária é ''péssimo'' e, não havendo mais desejo por parte de sua controladora em continuar, outra empresa poderá ocupar o lugar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro - Foto: Rafael Campos/Governo do RJ

O governador Cláudio Castro não lamentou a decisão da Mitsui, empresa japonesa que controla a SuperVia, de encerrar a operação dos trens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, comunicada na última quarta-feira (26/04) à Secretaria Estadual de Transportes.

Para Castro, a SuperVia presta um ”péssimo serviço” à população e, não havendo mais desejo por parte de sua controladora em continuar, outra empresa poderá ocupar o lugar.

”O serviço está posto aí, é péssimo. Só abrir os telejornais todo dia e vai ver que é péssimo. O estado investiu lá R$ 400 milhões, e isso teria um prazo para ser resolvido. Acabou. O serviço tem que melhorar de qualquer jeito. Se não querem mais, eles saem e a gente vai botar outro que faça bem feito”, afirmou o governador.

Paralelamente, Cláudio Castro explicou que, na tarde desta quinta (27/04), haverá uma reunião entre o Governo do Estado e a SuperVia para melhor entendimento da situação.

Advertisement

”Tenho reunião com eles agora. Vamos entender. Mas, em geral, o que estava no nosso radar, não vai ter descontinuidade alguma. Vamos abrir o processo de relicitação. Hoje eu vou entender se eles querem sair imediatamente ou se querem repassar a alguém, se já tem alguém no radar deles. A secretaria está conversando com eles, mas hoje é comigo a reunião”, disse.

De acordo com o jornal ”Extra”, a Mitsui alegou, entre outras coisas, diminuição de receita devido à pandemia, prejuízo causado por furto de cabos e congelamento do valor da tarifa para o pedido de encerramento da concessão. Vale ressaltar que SuperVia controla a malha ferroviária do RJ desde novembro de 1998.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro critica serviço prestado pela SuperVia e não lamenta fim da concessão
Advertisement

17 COMENTÁRIOS

  1. Não quer mais.. pede pra sair. Já diz o ditado: Empresa péssima em serviço e um valor absurdo de caro. Que venha a próxima com um serviço melhor.

  2. É bom lembrar que a Supervia está em recuperação judicial e que a Light está em estágio pré-falimentar, mesmo com uma das maiores tarifas de luz do país. Nenhum empresário entra em estado de falência por birra contra o Estado ou conspiração contra o povo. Isso é maluquice de esquerdista. O que temos no Rio de Janeiro é o óbvio: as condições de segurança pública tornaram as concessões de serviço público inviáveis financeiramente. A única solução para a preservação da continuidade desses serviços é que o governo do estado assuma as operações, arcando com os prejuízos deles decorrentes, tirando dinheiro da saúde e da educação pra repor o desfalque causado por cabo roubado, furto de energia, prejuízo com passageiro não pagante e outros problemas dessas operações(tanto a da Supervia quanto a da Light).

  3. Em São Paulo o governo anterior e esse atual estão privatizando trem e metrô.

    A cidade está um caos por conta de descarrilamento e todo tipo de problema operacional.

    Pra aumentar as margens de lucro, as empresas estão fazendo do cortes em manutenção.

    O que eles estão vivendo há 4 anos o carioca vive a mais de 30.

    É isso: ou tem uma margem de lucro polposa ou tem investimento e padrão de qualidade.

  4. Diz a materia: “o grupo japonês Mitsui, que comanda a SuperVia, alegou, entre outras coisas, diminuição de receita devido à pandemia, prejuízo causado por furto de cabos e congelamento do valor da tarifa para o pedido de encerramento da concessão.” Não precisa nem falar mais nada. Governador, o senhor esta rezando na mesma cartilha do Prefeito!! Governador, falta coragem!!! Tome coragem e coloque os fumcionarios publicos de volta ao trabalho!!! Acaba com esse negocio de home office enquanto eh tempo governador!!! Vocês estão ACABANDO com a economia da cidade e do estado!! Predios publicos TOTALMENTE VAZIOS, os funcionarios publicos em casa fingindo que trabalham, recebendo a grana na conta todo mes… os trens vazios, e o senhor vem botar a culpa na Supervia, que está operando o mesmo modal desde 1998???!!! Governador, a população está entrando numa espiral de empobrecimento por causa desse maldito home office, tá faltando coragem do senhor e do prefeito pra resolver. Milhões de trabalhadores, faxineiras, auxiliares, tecnicos que davam suporte aos escritorios, aos transportes, agora estao desempregados, em casa, vivendo na informalidade. Acorda Governador, você fala com essa banca toda, que “injetamos 400 milhoes de reais na Supervia”, porque é o dinheiro do petróleo que ainda banca essa festa. Se não tivesse royalties de petroleo, ICMS desse setor, com certeza o senhor já teria colocado todo mundo pra trabalhar pra economia girar e gerar imppstos ao Estado e renda aos trabalhadores. No entanto, o que temos visto é o senhor abrindo concurso publico com a observação no edital onde o funcionário poderá “trabalhar de casa”. Pelo amor de Deus Governador, petroleo nao vai durar a vida toda!! A economia ta parada desde a pandemia… a pandemia ja acabou, o funcionalismo forcou a barra pra continuar em casa e voces enfiaram o rabo entre as pernas e aceitaram!! O setor privado segue a mesma linha por questão de economia, porque o setor publico não retomando trabaljo presencial, não vai demandar nem encorajar o setpr privado a fazer o mesmo. Governador, não adiamta tapar o soll com a peneira, a Supervia está certa. Tenta andar de trem, onibus ou metro e vc vai ver que os carros andam quase vazios em boa parte do tempo. Toma coragem, a cidade está parecendo um filme de faroeste, um filme fantasma!! Meia duzia de pessoas caminhando pelas ruas… e as lojas, salas comercias em todos os bairros vazias!!! Ate quando voces acham que os empresarios vao aguentar essa situação? Sustentar imóveis vazios??Vocês não vão conseguir manter esse estafo girando com receitas do setor de petroleo somente… a renda das pessoas está na lama, só aumemta salário de funcionario publico, que está em casa. Não há consumo, olha os aeroportos, comércio fechando!! Vocês não vao acordar e acabar con essa m€rda de hone office pra voltar a produtividade nao?? Vergonha de ter votado em você Governador.

      • O que está em discussão não é se funcionava bem antes da pandemia ou não. A concessionária está entregando, principalmente porque APOS A PANDEMIA o numero de usuários caiu a tal ponto onde a viabilidade financeira não se sustenta mais. A empresa sugeriu aumemtar o valor das passagens mas o Estado congelou, não permitiu. Isso não é exclusividade dos trens. Os demais modais estão sendo subsidiados com dinheiro público pq a maioria das empresas faliram ou não tem condições de rodar no vermelho, e isso se instaurou desde a pandemia. Você sabe ler? To pouco interessado em saber o que sao nomades digitais. Eu to interessado em saber na vida real como a Cidade e o Estado do Rio vao ficar, e só está piorando a cada dia.

        • Cara, pare de choramingar! Vc tá aproveitando uma reportagem que fala sobre a concessionária da supervia desistindo de operar as linhas pra criticar o home office! Transporte público não é mercadoria que precisa dar lucro, é bem essencial que precisa ser garantido à população! O problema é justamente essa lógica neoliberal de deixar tudo nas mãos de lobbies de empresários em busca de lucro mais do que em oferecer o serviço decentemente à população. Por isso a supervia nunca foi boa, porque investir nela não daria lucro pros donos da concessionária, entendeu? Caso não saiba, até na meca neoliberal, os EUA, as ferrovias são estatais. Sim, isso mesmo, estatais! Não visam lucro, visam atender ao povo! É que vc parece não estar muito preocupado com o bem-estar da população. Sua preocupação me parece ser sustentar os donos da supervia, comerciozinhos do centro e imobiliárias às custas de botar milhões de trabalhadores pra se esmagar em transporte público lotado pra ficar sentado em frente a um computador no centro, né? Vc certamente nunca entrou num trem da supervia, por isso fala tanta asneira. Se formos seguir sua “lógica”, deveríamos usar lápis no lugar de computador pra não falir a faber castell, ou deveríamos voltar a acender postes com óleo de baleia ao invés de usar eletricidade pra não tirar o emprego daqueles acendedores de lampião. A propósito, se vc odeia tanto assim home office, expulse os gringos que estão vindo ser nômades digitais no Rio, depositando muitos dólares na cidade.

          • É por causa da mentalidade assim que ainda vivemos no retrocesso. Vou ser bem direto porque não consegui passar da segunda lia depois de tanta besteira que voce escreveu. Voce deve ser um garoto novo, deve ter idade pra ser meu neto, não viveu a história dessa cidade. Te falta experiência. Procure saber na época que que os trens do Rio eram operados pela flumitrens, e o proprio metro, como funcionavam sob controle estatal. Eu saía pra trabalhar e quando chegava na porta da estação estava FECHADA. Motivo? Os funcionarios haviam entrado em greve, e decidiam após a meia noite justamente pra fud*r a população!! Nem um papel na porta da estação tinha pra avisar!! Era na base do se vira!!! Dali eles decidiam se ficavam 2 , 3 dias parados chatageando o Estado até dar o que eles queriam pra voltar a funcionar. Os carros chegavam nas estacoes sempre com atraso. Se vocês hoje, que são crianças perto de mim, estão reclamando do serviço prestado hoje é pq voces não tem a menor nocao da merda quando era admnistrado pelo governo. Aqui, tudo que é controlado pelo governo, funciona na base da ineficiencia, da corrupção. Quando privatizaram os trens, o metro por exemplo passou pras maos do setor privado, NUNCA mais cheguei no trabalho atrasado por greve de metroviarios. Pode pesquisar aí, se houve alguma greve depois que passou pras mãos do setor privado. Outra coisa vc está alegando que o serviço tem que “atender bem o cidadao”… a equacao é simples, veio a pandemia e o nunero de usuarios do sistema caiu abaixo do ponto de equilibrio da concessionaria. Ela aguentou e esta percebendo que o numero de passageiros nao retorna ao equilibrio que existia no pre-pandemia, óbvio, todo mundo foi pra casa, insistiu no home office e agora não tem passageiro!! Ok..qual a saida proposta pela concessionaria? Vamos reajustar a passagem… esses poucos usuarios de agora vao ter que levar a conta ao equilibrio. Mas…o Governo do Estado nem quer botar seus funcionarios pra trabalhar e estimular o setor privado a fazer o mesmo, tampouco quer autorizar o aumento das passagens, pois isso é impopular pro politico. Oras… so resta a Supervia entregar!! Ou vai ficar rodando no vermelho??? Otimo, entrega pro Estado sustentar. Mais imposto pra socializar com o cidadão carioca, que já paga pouco pra sustentar funcionario publico e politico. Portanto, eu nao quero saber se vc ta defendendo sua boqiinha ou não, só pesquise a historia dos trens antes de vir aqui propor situação que já passamos e foi uma tragedia!! O Estado tem que ser mínimo, o povo já está entendendo issp pq está ciente que não aguenta mais pagar imposto pra bancar esse elefante branco publico. E está ciente também do que acontece do nosso ladp, e não quer virar Venezuela nem Argentina.

        • E desde quando funcionário público anda de trem, meu filho? Uma minoria pega trem, de cargos mais baixos e cujo serviço que não permite ficar em casa, o senhor se equivocou totalmente. Já cansei de escrever aqui, o problema do Rio são apenas três: SEGURANÇA, SEGURANÇA E SEGURANÇA!!!! Nenhuma empresa vai operar com tamanha falta de segurança, pessoas pulando muros e viajando de graça, roubo de cabos, tiroteios e etc…NENHUMA EMPRESA FUNCIONA ASSIM!!!!! Os governantes deixaram o Rio ficar cercado de favelas, os intelectuais acham bonitinho as crianças soltando pipa nas ruas, o comércio ilegal, roubo de energia, água… Deu nisso, violência do Rio é própria das narcocidades do mundo, até o trem meia-bala, SE sair do papel, vai parar fora do Rio, ninguém vai botar um trem caríssimo passando entre favelas, só maluco! E vai ficar pior ainda com o CPX no poder.

          • Eu nao disse que func publico isa ou nao usa trem. Eu disse que quando voce coloca todo mundo pra trabalhar suas 40 horas semanas no escritorio, na repartição, como era antigamente, voce ativa uma série de outras atividades de serviços e comércio que dependem disso. Se não o fizer, você vai quebrar toda uma cadeia de serviços auxiliares e comercios que com certeza vai se refletir na arrecadacao publica, e em quem tá achando lindo ficar em casa fingindo que trabalha. Olha as Lojas Americanas, olha as varias empresas que tinham escritorios na zona sul, no Centro e em outras regiões e empregavam porteiros, faxineiras, secretarias e muitos outros empregos que utilizavam os trens e passaram a não mais usar, pq foram demitidos. É isso que estou dizendo.

    • Tá certíssimo, meu amigo. Esse funças são uns vagabundos e aproveitaram a situação da fraudemia para trabalhar menos do que já trabalhavam. São uns vermes sugadores da teta estatal.
      Querem ficar de home-office, ou seja, em casa coçando o saco e mamando nos impostos que pagamos.

      • Eu te digo honestamente. No condomínio onde moro tem uma moradora que é funcionária da prefeitura do Rio e desde a pandemia está de home office (nao voltou mais). Ela sai as 9h pra ir pra academia e as 12h volta todos os dias. Depois a tarde leva o cachorro na praça as 15h e volta as 17h, vai pro supermercado na hora de trabalho…. Como que presta expediente desse jeito??? Isso é uma única pessoa, agora voce imagina quantos milhares e milhares de func publicos que estão na mesma situação?? Nao existe acompanhamento por eficiencia e produtividade. Se antes quando eles trabalhavam presencialmente já era dificil ter um controle, imagina agora?? Virou total zona!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui