Cláudio Castro garante que vai cumprir determinação do STF para diminuir letalidade policial no RJ

O governador afirmou que na quarta-feira (01/06) irá se reunir com o ministro Edson Fachin pessoalmente para tratar do assunto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Philippe Lima

O governador Cláudio Castro afirmou nesta segunda-feira (30/05), durante solenidade que marcou o início do funcionamento de câmeras em uniformes de policiais militares que irá cumprir a determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, na sexta-feira (27/05), que Governo do Rio de Janeiro ouça, em 30 dias, as sugestões e as críticas da Defensoria Pública e do Ministério Público estaduais e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para reduzir a letalidade policial no estado.

O governador afirmou que na quarta-feira (01/06) irá se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal pessoalmente para tratar do assunto. As informações foram divulgadas pela Rádio Tupi.

A ordem do STF veio logo após a operação policial que matou ao menos 23 pessoas na Vila Cruzeiro, no início da semana passada, o ministro já havia cobrado um novo plano para acabar com as mortes em operações policiais.

Casto, contudo, defendeu a operação da última terça (24) e citicou especialistas em segurança que reprovaram a operação policial.

Advertisement

“Eu sinceramente não vi nenhum especialista falando de outra maneira do prisma daquela quantidade de armas e de se combater a criminalidade. Não consigo entender o que ‘moradores’ estão fazendo em ‘bonde’ com metralhadoras e granadas às 4h30”, afirmou.

Para o chefe do executivo estadual, a operação “cumpriu totalmente” a ADPF das Favelas — que restringe ações de segurança em comunidades — “e visava a prender os líderes da facção criminosa mais perigosa do RJ”.

“O Ministério Público estava devidamente avisado. Foi uma operação conjunta com a Polícia Militar, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, demonstrando a integração que estamos fazendo entre as forças de segurança”, disse Catsro que completou:

“Eu volto a repetir o que eu tenho dito: quem aponta uma arma contra a polícia está apontando uma arma contra toda sociedade. Enquanto eu estiver à frente, isso não será tolerado”, declarou.

O governador também criticou seus opositores:

“Essa turma da esquerda esquece que o policial é uma vida. Ele só pensa na vida do bandido, ele esquece da vida do policial, que protege a vida dos outros.”

Ainda cerimônia, Castro também afirmou que quando a população fluminense menos esperar, a maior parte dos agentes de segurança vai estar utilizando câmeras nos uniformes, porém, não estipulou um prazo.

A partir desta segunda-feira (30/05), mais de 1.600 policiais passam a utilizar os equipamentos em pontos das Zonas Norte e Sul da capital, como Copacabana, Olaria, Méier, São Cristóvão e Ilha do Governador.

A instalação faz parte do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública e Defesa Civil e busca fiscalizar a atuação dos agentes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro garante que vai cumprir determinação do STF para diminuir letalidade policial no RJ
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim. Os ministr[s do STF são plenos nas suas abordagens e no empenho de fazer justiça dentro das leis. Joga fora os ultimos dois que entraram pelo sr. Bolsonaro.

  2. É uma piada. Bandido é “pessoa”, só quem defende essa corja não mora aqui na comunidade. Pessoas são os trabalhadores, pessoas são os que levantam cedo para trabalhar e sustentar a família, pessoas são os meus pais que trabalharam desde sempre, pessoa sou eu que trabalho e estudo à noite. Moradores do Leblon venham para a comunidade!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui