Foto: Governo do Estado do RJ

Surpreendendo um total de zero pessoas, o governador em exercício Claudio Castro (PSC) anunciou a seus secretários estaduais que é candidato a governador do Rio de Janeiro em 2022, é o que informa Guilherme Amado/Época. E a dobradinha será com o presidente Jair Bolsonaro.

Se mantida essa temperatura, e agrando os políticos como tem andado, Claudio Castro vira favoritíssimo, podendo vencer até em 1º turno. Hoje praticamente todo o centro e centro-direita do RJ apoia seu governo, além da boa relação que mantém com parte da esquerda fluminense. E mesmo apoiando Bolsonaro, ele evita entrar em polêmicas desnecessárias, o que ajuda a evitar rejeição de setores mais modernos da sociedade.

Mesmo faltando pouco mais de 1 ano para a campanha de 2022, com exceção de Castro, não tem no Rio de Janeiro nomes colocados para o governo. Há tratativas com o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que pode vir pelo PDT, até mesmo o PSDB. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), já negou que será candidato em 2022, e outros nomes como Washington Reis (MDB), prefeito de Caxias, e Rogério Lisboa (Progressistas), prefeito de Nova Iguaçu, devem estar na chapa de Castro, como senador e vice, respectivamente, ou ao menos apoiando.

É esperado, obviamente, uma candidatura do PT, que pode ser algum dos atuais vereadores do Rio, Tainá de Paula, por exemplo, seria um excelente nome para renovar a imagem do partido. Isso também deve acontecer com o PSol, que usa a eleição para governador para aumentar a visibilidade de seus parlamentares, estratégia que vem dando certo. O PSDB e PDT devem ter e dar palanque aos seus candidatos a presidente, mas podem encontrar dificuldade de fazer coligações.

Claudio Castro, entretanto, não deve ser candidato pelo PSC, queimado com as denúncias contra o governador afastado Wilson Witzel e o presidente da legenda, Pastor Everaldo. Ele deve escolher alguma das legendas que hoje sustentam Bolsonaro, como Progressistas ou PSD.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui