O tradicional restaurante Adegão Português, localizado no Bairro Imperial de São Cristóvão, foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. A homenagem foi celebrada neste sábado (12/04), com a presença do prefeito Eduardo Paes, que participou da cerimônia de afixação da clássica placa azul, símbolo do reconhecimento histórico concedido pela cidade.
Ao lado de Pablo Iglesias, um dos proprietários do restaurante, e de antigos funcionários da casa, o prefeito descerrou a placa que agora integra o Circuito dos Negócios Tradicionais da capital fluminense. “É um reconhecimento, principalmente aos nossos colaboradores. O Adegão tem uma história importante. São sessenta e um anos aqui em São Cristóvão. É o trabalho de uma vida”, celebrou Pablo Iglesias.
Fundado em 1964 por quatro amigos imigrantes, o Adegão Português começou como churrascaria e pizzaria. Ganhou notoriedade ao incorporar pratos típicos da culinária lusitana, como os bolinhos de bacalhau e receitas generosas com bacalhau e frutos do mar, que conquistaram uma clientela fiel ao longo das décadas.
A homenagem é promovida pela Prefeitura do Rio por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), responsável por valorizar e preservar os bens culturais, naturais e arquitetônicos do município. O instituto organiza os reconhecimentos em 24 circuitos temáticos, que já somam 277 placas instaladas em locais emblemáticos.
Com a nova inclusão, o Adegão Português se junta a estabelecimentos icônicos como a Churrascaria Palace, em Copacabana, o Rio Scenarium e a Confeitaria Colombo, no Centro, reforçando sua importância na memória afetiva e cultural dos cariocas.