Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, a Feira dos Estados e Nações, que começa nesta quinta-feira (12/12) e segue até o dia 22 de dezembro no Riocentro, na Zona Oeste da cidade. Com mais de 200 expositores, a feira tem como objetivo celebrar a riqueza cultural de 30 países e 20 estados brasileiros, destacando tradições, produtos e gastronomia de diferentes regiões.
A iniciativa é considerada uma continuidade do legado deixado pela icônica Feira da Providência, que fez história no Rio durante seis décadas, mas deixou de ser realizada em 2021. A Feira dos Estados e Nações, que já acontece há 20 anos em outros estados brasileiros, traz para a cidade a mesma proposta de valorização da diversidade cultural. Muitos expositores que participavam da Feira da Providência estarão presentes nesta nova edição no Riocentro.
Os visitantes poderão vivenciar apresentações folclóricas de grande representatividade cultural. Segundo Alcacio Lucena, idealizador e produtor do evento, a programação inclui orquestras de frevo e maracatu percorrendo os corredores, além de danças indígenas e ciganas. “Queremos recriar a magia que o público encontra em lugares como Caruaru e Olinda, trazendo essas tradições para dentro do Riocentro”, afirmou Lucena.
A Feira dos Estados e Nações estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, e nos fins de semana, das 11h às 22h. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos pelo Sympla.
Por que a Feira da Providência acabou? Tema para um acréscimo a esta matéria. Deixou saudades.