Com chegada dos feriados, cresce o número de golpes do falso aluguel

Levantamento mostra que Rio representou 14,7% do total de fraudes no país em 2024, com a Região Metropolitana, Cabo Frio e Arraial do Cabo como os principais focos de anúncios falsos

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Reprodução/Rio - Casas & Prédios Antigos

Às vésperas de um dos maiores feriadões do ano, aumentam os alertas para golpes em anúncios de aluguel por temporada. Só em 2024, o estado do Rio de Janeiro concentrou 14,7% das fraudes registradas no país, com a Região Metropolitana, Cabo Frio e Arraial do Cabo entre os principais focos de anúncios falsos.

PUBLICIDADE

Segundo levantamento da OLX, o Rio de Janeiro foi a cidade fluminense com maior número de ofertas fraudulentas de locações de imóveis para temporada, somando 29% dos casos.

Os dados servem de alerta para quem busca alugar casa ou apartamento no estado, especialmente na Região Metropolitana da capital, que lidera com 49% das tentativas de golpe.

Destinos próximos também exigem atenção redobrada. O Norte Fluminense e a Região dos Lagos aparecem em segundo lugar no ranking, com 48% das ocorrências, com destaque para Cabo Frio (22%) e Arraial do Cabo (12%).

Já a Região Serrana, Angra dos Reis e entorno responderam por 3%. Os tipos de residências com maior quantidade de incidentes no ano passado foram casas (60%) e apartamentos (33%).

Especialistas alertam que a pressa para fechar negócio pode comprometer a checagem das informações. A recomendação é que o usuário pesquise imóveis semelhantes na mesma região para ter uma referência de valor.

Também vale registrar todas as etapas da negociação e priorizar formas de pagamentos com rastreabilidade, incluindo comprovantes e capturas de tela das conversas.

RJ se prepara para maior feriado prolongado dos últimos 5 anos

O estado do Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores feriadões dos últimos anos. Em poucos dias, cariocas, fluminenses e turistas poderão aproveitar uma pausa de até seis dias, entre a Sexta-Feira Santa (18 de abril) e o feriado de São Jorge (23 de abril). O recesso prolongado, maior que o próprio Carnaval em duração, deve impulsionar o turismo e movimentar a economia em todo o estado.

Segundo dados da Fundação Visit Rio, os feriados de 2025 deverão injetar R$ 2,6 bilhões na economia da capital fluminense. Em entrevista à rádio CBNCarlos Werneck. Presidente Executivo do Visit Rio, diz que este feriado prolongado no Rio deve incentivar, principalmente, o turismo regional.

Temos aqui uma conexão muito grande com a região dos Lagos, com a região de Angra e Paraty, com a região de Petrópolis, Serra, Friburgo, Cachoeiras de Macacu, toda essa região que é perto do Rio, e está todo mundo aí há uma hora e meia, duas, duas horas e meia, vamos dizer assim, no máximo, de chegar até o Rio. Então, hoje a gente percebe isso através do turismo rodoviário, que é não só vindo de ônibus, mas muita gente vindo de carro também, chegando à cidade para isso”, destaca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Com chegada dos feriados, cresce o número de golpes do falso aluguelddr newsletter Com chegada dos feriados, cresce o número de golpes do falso aluguel

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui