A Comlurb promoverá, neste sábado (8/07), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, uma ação para incentivar a coleta seletiva de lixo na população. Os agentes estarão em uma tenda na Praça Mário Saraiva, entre 8h e 13h, para explicar a importância da separação, em casa, dos materiais potencialmente recicláveis, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva.
A campanha, que ocorre desde março do ano passado, é realizada sempre aos sábados e já esteve em dezenas de pontos de grande visibilidade das Zonas Norte, Sul, Oeste e no Centro. Em meio a campanha são distribuídos panfletos informativos e técnicos da área tiram dúvidas e orientam a população.
No momento, o serviço de coleta seletiva da companhia atende a 122 bairros do Rio. E todo o material coletado é entregue para as 28 cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercializam os produtos. O lixo reciclável garante, assim, trabalho e renda para os cooperativados e suas famílias. O recolhimento porta a porta é feito uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta domiciliar.
Para que a cadeia da reciclagem obtenha êxito cada vez maior é fundamental que os moradores participem desse processo, promovendo a separação do lixo em suas residências. Sem a participação da população, o serviço de coleta seletiva se torna improdutivo e caro.
E todos podem se informar sobre o dia e horário da coleta em cada rua no link (https://comlurb.prefeitura.rio/servico/coleta-seletiva/).