A Comlurb está pedindo a colaboração dos moradores do Rio de Janeiro para a implementação eficaz da nova logística de coleta domiciliar na cidade. O objetivo é evitar o descarte inadequado de resíduos fora dos horários estabelecidos, contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada.
A nova estratégia, que começou em abril, foi inicialmente aplicada em grandes condomínios populares do programa Minha Casa, Minha Vida, na Zona Oeste. Agora, a coleta indoor também foi estendida a condomínios de grande porte em Jacarepaguá e Barra da Tijuca. O serviço porta a porta está sendo expandido para áreas densamente povoadas, como Centro, Zona Sul, Grande Tijuca e Grande Méier.
Nessas regiões, a entrega dos resíduos será feita diretamente aos caminhões de coleta no momento em que passarem pelas ruas, evitando que o lixo fique exposto nas vias públicas. A escolha dessas áreas leva em consideração a aproximação do período de chuvas intensas, que pode piorar a situação de sacos de lixo rasgados e arrastados pelas águas, bloqueando os ralos e aumentando o risco de alagamentos.
Nesta segunda-feira (26/08), a Comlurb iniciará uma campanha de conscientização em Ipanema e Leblon, a partir das 21h. A ação contará com a presença de fiscais do programa Lixo Zero, que aplicarão multas aos grandes geradores que descumprirem as novas regras de descarte, depositando lixo nas calçadas.