O espetáculo “Como nasce um cabra da peste” venceu o I Festival de Teatro A Dona da Casa Produções – Aldir Blanc, neste sábado, no dia mundial do teatro. A peça tem o texto de Altimar Pimentel, baseado na obra etnográfica de Mario Souto Maior, e direção de Eliezer Filho. Com uma atuação impecável, a Emeli Barossi levou o prêmio de melhor atriz na peça “Resquício”. Já na categoria de “melhor ator”, o prêmio ficou com Edilson Alves, no espetáculo vencedor da competição.
“Eita, Brasil. Eita, resistência. Sou um pavio, sempre acesso. Obrigado por tudo DONA DA CASA. Obrigado aos colegas das cenas brasileiras. Avante. Que a arte continue sendo acalanto pra todos nós”, diz Edilson Alves, melhor ator e melhor espetáculo com Como Nasce Um Cabra da Peste.
O Festival foi realizado nos dias 22 a 27 de março, de forma online e totalmente gratuita. Toda a exibição foi realizada nas páginas do Facebook de A Dona da Casa Produções e através de transmissão na Alternativa Esportes Web Rádio.
A Dona da Casa Produções reuniu para o júri de seu primeiro festival de teatro, três nomes de peso com muita experiência, talento e, sobretudo, amor pelo teatro: Claudia Valli, Claudio Gabriel e Heitor Martinez. As produtoras Renata Oliveira e Paula Martinez Mello, com grande experiência na área, ficaram à frente do projeto inteiro.
A premiação oficial foi de 1.500,00 para o primeiro lugar, 1.000,00 para o segundo lugar e 500,00 para o terceiro lugar. O Festival contou com patrocínio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O intuito principal do Festival sempre foi a democratização da cultura e pela abertura de espaço para que artistas, produtores, agentes culturais e fazedores de cultura em geral possam mostrar o seu trabalho.
Todos os espetáculos vão ficar disponíveis no Facebook “A Dona da Casa” através do Link ((4) A Dona da Casa Produções | Facebook)
Confira a lista completa com todos os vencedores:
Melhor Espetáculo- “Como nasce um cabra da peste”
2º Lugar- RESQUÍCIO, da La Luna Cia. de Teatro, com texto e direção de Amália Leal e Emeli Barossi.
3ºLugar- “Ele parecia tão bem”, da Cia. Artística En’cena, com texto e música de Josinaldo Filho e direção de Elber Marques
Melhor atriz EMELI BAROSSI em Resquício
Melhor de ator – EDILSON ALVES em Como nasce um cabra da peste
Melhor Texto Original- Cesário Candhí em MEIAS VERDADES
Melhor Iluminação- de Bruno Henrique Caverninha em MEIAS VERDADES
Melhor Cenário- de Marcos Covask em MEIAS VERDADES
Melhor Figurino- Tereza Peixer em RESQUíCIO.
Melhor Direção Musical- de Josinaldo Filho em ELE PARECIA TÃO BEM
Nossos agradecimentos à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e à Lei Federal Aldir Blanc.
Nossos agradecimentos à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e à Lei Federal Aldir Blanc.