A candidatura Coletivas reúne sete mulheres sem passado político, de diferentes áreas de atuação em uma proposta inovadora na forma e no conteúdo: o formato colaborativo de gestão e bandeiras que prometem trazer novas discussões para a Câmara Legislativa do Rio de Janeiro. Entre os temas motivadores das candidatas estão o empoderamento feminino, educação para sustentabilidade, antirracismo, inclusão das periferias na discussão política e de arte e cultura na cidade, entre outros.
“O atual quadro político e o descrédito da população na política institucional afasta o interesse das cidadãs e cidadãos, infelizmente. Queremos mudança e apostamos no Mandato Coletivo de mulheres comuns, mães e trabalhadoras, que corajosamente pretendemos assumir mais essa tarefa”, disse Erian Ozório, que está à frente da criação do movimento, é ambientalista e uma das responsáveis pela formação “Gaia Education – Design para a Sustentabilidade” no Brasil.
Alana Valente, Carine Lacerda, Cecília Pestana, Erian Ozório, Maria Vitória Palhares, Renata di Carmo e Yara Alencar se apresentam no contexto de um coletivo que pretende seguir incentivando, orientando e formando mulheres para atuação política.
“Queremos equilibrar a representatividade no poder legislativo, hoje ocupado majoritariamente por homens, retomando o nosso papel de decidir sobre pautas importantes, principalmente sobre aquelas que dizem respeito especificamente aos nossos direitos, encorajando e sensibilizando outras mulheres a participarem da política“, afirma Erian Ozório.
Para saber mais sobre a candidatura, basta acessar o site.