Confirmada! Tirolesa de 755 metros entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca será inaugurada este ano

O futuro ponto turístico já está em obras, e tem previsão de receber os visitantes no início do segundo semestre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque Bondinho Pão de Açúcar | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Com recém 458 anos completados, o Rio de Janeiro ganhará de presente uma nova atração para os cariocas e turistas que visitam a cidade. Após diversas especulações, a famosa tirolesa de 755 metros de altura, entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, começa a sair do papel. O futuro ponto turístico já está em obras, e tem previsão para ser inaugurado ainda no segundo semestre deste ano. O investimento total é de R$ 50 milhões, conforme informado pelo jornal O Globo.

Além de ter uma vista privilegiada das belezas da Cidade Maravilhosa, os visitantes do equipamento radical vão viajar içados por cabos de aço durante cerca de 50 segundos a uma altura de 755 metros. A velocidade máxima do percurso, que terá controle magnético, pode atingir a velocidade máxima de 100km/h.

Os administradores do Parque Bondinho Pão de Açúcar garantem que todas as licenças ambientais, urbanísticas e de segurança foram obtidas junto aos órgãos competentes.

O equipamento terá quatro vias de descida paralelas, com partidas e chegadas em plataformas próximas às estações do teleférico. Os cabos, diz o executivo, serão quase imperceptíveis na panorâmica da cidade, com 15 milímetros de diâmetro, bem menos que os 50 milímetros que sustentam o bondinho. A nova opção de diversão tem tudo para ser uma das mais queridas pelo público.

Advertisement

Porém…

Nem todo mundo tem aceitado bem a ideia. Um grupo que inclui montanhistas, tem questionado a obra. Segundo eles, a interferência na paisagem e falta de informações sobre o projeto devem ser esclarecidas. A mobilização contra a tirolesa gerou um abaixo-assinado.

Será que o número de turistas atraídos compensa o impacto ambiental na unidade de conservação? E o impacto na vizinhança, foi avaliado? A própria estrutura de transporte para o topo comporta o impacto do público?”, interpela o documento.

Na quarta-feira (01/03), um ofício da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima (Smac) chegou a determinar que parte da obra — a perfuração de rochas — fosse paralisada até que seja obtido um nada a opor da Geo-Rio. Mesmo assim, a prefeitura informou que, do ponto de vista urbanístico, as obras estão de acordo com os parâmetros do município.

Faltando poucos detalhes para serem ajustados, um dos mais importantes ainda segue sem definição, que é o preço da entrada para ter acesso a experiência. O martelo não foi batido quanto ao valor, mas a promessa da organização é de que os bilhetes sejam estejam ao alcance de toda população. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confirmada! Tirolesa de 755 metros entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca será inaugurada este ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui