Localizado no Catete, o Condomínio Bairro São Jorge fica próximo aos principais pontos da região, o bucólico lugar dá a impressão de que nem estamos em uma grande cidade como o Rio de Janeiro.
“Uma vila de casas brancas e janelas coloridas repleta de escadas por todos os lados. Um oásis no início da Rua do Catete. Por um instante me transportei para Portugal com um toque arquitetônico da Ilha de Santorini, na Grécia”, conta Rafael Bokor, da página Rio – Casas & Prédios Antigos.
De acordo com alguns relatos de historiadores, o bairro foi construído pelo Comendador Alexandre Herculano Rodrigues no início do século XX. Após sua morte, o lugar foi a leilão, em fevereiro de 1948. Foram 42 casas compradas em sua maioria por imigrantes portugueses, que alugavam os imóveis.
Muitos desses portugueses eram motoristas de táxis. Em volta dos prédios, os terrenos eram cobertos de vegetação e chamados de “o mato”. Com o passar dos tempos, o “mato” deu espaço para outras construções.
As escadas do Bairro São Jorge chamam a atenção. Espalhadas pelo local, elas levam até a parte alta. Que é bem alta.
“Morei lá em cima. Haja fôlego para subir. Era praticamente um treino de academia por dia”, conta Alan Frota, que se mudou do Bairro São Jorge há mais de dez anos.
Alan, e outros moradores do passado ou do presente, sempre frisam a traquilidade que se tem no Bairro São Jorge. O bucólico lugar dá a impressão de que nem estamos no Rio de Janeiro. Mas estamos. É mais uma beleza da nossa Maravilhosa cidade.
Quanta gente arrogante….
Prezados,
Informo que essa vila é particular e essas fotos tiradas da área interna do condomínio e de cima do prédio vizinho, não tem autorização dos proprietários e claramente viola os direitos de imagem, privacidade e intimidade conforme o Art 5º da CF e o Art 21º NCPC cabendo danos morais dos que são condôminos e moradores, por exposição.
Por este motivo solicito a retirada imediata da publicação e das fotos do seu site.
Grato,
[…] há muita informação na Internet sobre o local, mas achei este link aqui ó, que tem mais fotos e informações. Vale a pena clicar e ler, tem mais informação. Que bom que […]
Gostaria de saber quem deu autorização de imagem, já que é um condomínio particular e não é autorizado a entrada de estranhos sem convite e autorização do condômino.
Zzzzzz
E-mails ao síndico.