Conheça os 5 filmes fluminenses selecionados nas mostras competitivas do Festival de Cinema de Gramado

Nesta edição, o maior festival de cinema do país completa 50 anos e comemora com o retorno das atividades presenciais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O estado do Rio de Janeiro será representado por cinco filmes no 50º Festival de Cinema de Gramado. Na última sexta-feira (8), a organização divulgou o nome dos 50 filmes que participarão das mostras competitivas e poderão levar Kikitos para casa. Dos sete longas-metragens brasileiros, dois são do Rio de Janeiro, enquanto dos 14 curtas-metragens selecionados, três são fluminenses. 

O longa “A Porta ao Lado”, de Júlia Rezende, conta a história de Mari e Rafa, um casal que vive um relacionamento tradicional e estável. As coisas começam a agitar o casamento, quando novos vizinhos chegam ao prédio. O novo casal em um casamento aberto, entendem que amor e sexo são coisas diferentes e escolheram não ter filhos. Quando os dois casais começam a interagir, surgem dúvidas, inseguranças e mentiras na vida dos quatro. O elenco conta com Bárbara Paz, que já é figurinha repetida no festival, além de Letícia Colin, Dan Ferreira e Túlio Starling. 

O outro concorrente fluminense da mostra competitiva é “O Clube dos Anjos”, de Angelo Defanti. O longa traz a história de um grupo de grandes amigos que se veem diante de uma tragédia dentro da amizade. Após uma noite de muita comida e alegria, um deles amanhece morto. O que aconteceu? A amizade sobreviverá a isso? Além de Paulo Miklos, que já recebeu Kikito de Melhor Ator no festival, o elenco conta também com Otávio Muller, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Augusto Madeira, André Abujamra, César Mello, Ângelo Antônio, António Capelo e Samuel Assis. 

Em 2022, o Festival de Cinema de Gramado comemora o retorno das exibições presenciais. Com filmes selecionados em todas as regiões do país, o curador Marcos Santuário celebra e destaca que “a curadoria está feliz pela potência dos filmes que se apresentaram, mostrando a diversidade e a força criativa presente na produção brasileira e ibero-americana”. 

Curtas-metragens (RJ)

Já na mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros foram selecionados três filmes do Rio de Janeiro. “Deus Não Deixa”, dirigido por Marçal Vianna, tem 20 minutos e conta a história de Miguel, antigamente conhecido como Mika Sapequinha, que cortou os cabelos, largou as saias e decidiu frequentar a Igreja Evangélica, em busca de autoconhecimento. 

Também com 20 minutos de duração, o curta “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, narra a vida de um entregador de aplicativo que sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical. O elenco conta com Silvero Pereira (Bacurau). 

O último concorrente fluminense da mostra é “Último Domingo”, dirigido por Joana Claude e Renan Barbosa Brandão. O filme é levemente inspirado na obra “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago, e apresenta a vida de Maria, que recebe uma visita inusitada, enquanto José se sente incomodado. Um tanto incomum uma história sobre um José e uma Maria. 

Documentários

Pela primeira vez, o Rio de Janeiro será palco do grande dia que anunciará os longa-metragens documentais selecionados para participar da mostra-competitiva. Além também de anunciar os homenageados da 50ª edição, que vão receber os troféus Oscarito e Kikito de Cristal. O encontro reunirá organização, curadoria, realizadores, homenageados e atores convidados. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça os 5 filmes fluminenses selecionados nas mostras competitivas do Festival de Cinema de Gramado
lapa dos mercadores 2024 Conheça os 5 filmes fluminenses selecionados nas mostras competitivas do Festival de Cinema de Gramado
Avatar photo
Jornalista, produtora e apresentadora do podcast cineaspectos. Como amante do cinema, ficou imersa em roteiros fantásticos, conheceu a beleza dos filmes de máfia e os incompreendidos dramas europeus. Sara adora desbravar a singularidade do cinema brasileiro, e acompanha de perto os principais festivais e mostras ao redor do mundo.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui