A sétima edição do Tour do Rio, a maior competição de ciclismo da América Latina, está prestes a começar. Com a participação de 17 equipes e 100 ciclistas profissionais, a prova UCI 2.2 acontecerá de 1° a 3 de novembro em Conservatória, percorrendo um total de 444,1 km em três dias de competição.
A caravana contará com um robusto esquema de apoio e segurança: 40 motos, dois carros da Polícia Rodoviária Federal, 15 policiais militares com três carros, 15 vans, 34 carros, 15 moto batedores, dois carros serra fila, dois caminhões de estrutura e oito comissários (quatro da UCI e quatro da CBC).
Sete equipes internacionais confirmaram presença, vindas do Chile, Colômbia, Bolívia, Guam e Japão. Entre as equipes brasileiras, destaque para a Swift Carbon, único time continental, que conta com o ciclista paralímpico Lauro Chaman. Quatro das 17 equipes estão no top 15 do America Tour Ranking, o que promete elevar o nível da competição.
Marcelo Donnabella, diretor da equipe mineira Swift Carbon, celebra o retorno do Tour do Rio: “Participei como chefe de equipe em todas as edições do Tour do Rio como diretor de equipe, é uma enorme satisfação e um grande orgulho ter de volta uma competição como essa. O Tour do Rio é hoje a maior e mais importante competição do ciclismo no Brasil e mais importante ainda para somar pontos no ranking intercontinental de 2025.”
Equipes Participantes
Internacionais:
- Team Medellin (Colômbia)
- Nu Colômbia (Colômbia)
- Plus Racing (Chile)
- Stamina Racing (Chile)
- Shimano Racing Team (Japão)
- EuroCycling Trips Yoele (Guam)
- Pio Rico Cycling Team (Bolívia)
Nacionais:
- Pindamonhangaba Cycling (SP)
- Swift Carbon (MG)
- Taubaté Cycling Team (SP)
- Ciclismo Rio do Sul (SC)
- São José Ciclismo (SP)
- Soul Cycles Santos (SP)
- Indaiatuba Cycling (SP)
- AGI Cycling Team (SP)
- Desan Domini Makakolokko Cycling Team (RJ)
- Seleção do Estado do Rio de Janeiro (RJ)
Percurso das Etapas
- Conservatória/Valença/Barra do Piraí/Ipiabas/Conservatória – 141,2 km
- Conservatória/Santa Izabel/Parapeúna/Pentagna/Valença/Barra do Piraí/Conservatória – 151,2 km
- Conservatória/Barra do Piraí/Valença/Pentagna/Parapeúna/Santa Izabel/Conservatória – 151,7 km
Total: 444,1 km