Consórcio ganha leilão para administrar o antigo Canecão por 30 anos

Duas empresas, juntas, ofereceram R$ 4,35 milhões e levaram o direito de usar a casa de shows. Local será demolido e reconstruído como espaço cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Canecão já foi uma das principais casas de shows da cidade - Foto: Reprodução/Internet

Um consórcio formado pelas empresas Bônus Track Entretenimento e Klefer Sports Marketing foi vencedor do leilão para administrar o espaço da antiga casa de shows Canecão, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, que foi realizado na última quinta-feira, (02/02).

As empresas ofereceram um valor de R$ 4,35 milhões e ganharam o direito de usar o espaço por 30 anos. O consórcio deve demolir o prédio antigo e construir novas estruturas, incluindo um espaço cultural multiuso contará com áreas para exposições e sala de ensaios. Também será construído o Espaço Ziraldo, que poderá receber exposições e apresentações. Ele abrigará o mural produzido pelo artista para o antigo Canecão.

Além de arcar com os custos para construção dos equipamentos culturais, as empresas vão erguer para a UFRJ um restaurante universitário e um prédio acadêmico. Haverá investimento na urbanização das áreas remanescentes, criando espaços públicos e arborizados para a sociedade.

A cada ano, a UFRJ terá direito a 50 dias de uso do espaço cultural multiuso; 90 do espaço de exposições e da sala de ensaio; e 275 do Espaço Ziraldo, que serão mantidos pela concessionária. Após o período da concessão, os empreendimentos culturais passarão para posse da universidade.

Advertisement

História

Foi construído em 1967, pelo empresário Mario Priolli, como uma grande cervejaria – por isso o nome “Canecão”. O projeto foi do arquiteto José Vasquez Ponte. Mas, o espaço ganhou outro rumo, uma força no cenário musical brasileiro, em 1969 após o histórico espetáculo de Maysa, marcando o retorno da cantora aos palcos.

Nos anos 1970, foi a vez de Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Miúcha e tantos outros brilharem no palco do Canecão. Além de artistas internacionais. E até a banda carioca, Los Hermanos, fez apresentações, em meados dos anos 2000, no local.

Em 2009, entretanto, o espaço, após uma disputa judicial, passou a ser administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Consórcio ganha leilão para administrar o antigo Canecão por 30 anos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Consórcio ganha leilão para administrar o antigo Canecão por 30 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui