Convento do Carmo, no Centro do Rio, será transformado em espaço cultural

Prevista para 2022, a primeira exposição no local mostrará ao público itens valiosos encontrados durante as obras de restauração, como louças inglesas e talheres de prata

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Convento do Carmo, no Centro do Rio - Foto: Reprodução

O Convento do Carmo, localizado no cruzamento das rua Primeiro de Março e Sete de Setembro, em frente à Praça XV, na região central do Rio de Janeiro, será transformado em centro cultural. De acordo com informações do site ”Agenda Bafafá”, o local terá um restaurante, biblioteca e salas de aula, e o investimento será de cerca de R$ 30 milhões.

Construído em 1620, o imóvel passou aproximadamente 100 anos cedido à Universidade Cândido Mendes e depois ficou inoperante. Em 2017, porém, a Procuradoria-Geral do Estado decidiu recuperá-lo por meio de recursos próprios.

Prevista para 2022, a primeira exposição no local mostrará ao público itens valiosos encontrados durante as obras, como louças inglesas e francesas, garrafas de vinho, talheres de prata, cachimbos, búzios e fragmentos de cerâmica. Vale ressaltar, porém, que ainda não há uma data oficial para a inauguração.

Paco do Ouvidor Convento do Carmo, no Centro do Rio, será transformado em espaço cultural
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Em junho de 2015, o DIÁRIO DO RIO, através do jornalista Felipe Lucena, contou a história do local, que já foi sede do Real Gabinete de Física e desde 1960 é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Convento do Carmo, no Centro do Rio, será transformado em espaço cultural
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Convento do Carmo, no Centro do Rio, será transformado em espaço cultural
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Quanto mais centros culturais, melhor. Mais um ponto de encontro para quem busca conhecimento, educação e lazer.
    A cidade precisa de mais pontos de atração como esse.

  2. Mais um centro cultural pra gente bancar (IMPOSTOS). Um dos maiores IPTUs do Brasil. O maior ICMS sobre combustiveis da federação, maior imposto sobre a energia eletrica… todos os impostos no Rio de Janeiro são surreais. O gpvernador junto com a Alerj pegaram o caixa do Estado e distribuiram em aumemto pra funcionarios publicos. Pegam o dinheiro que recebem de royalties do petroleo e torram todo com folha de pagamentos e besteiras. O foco da administração publica do Rio deveria ser reduzir impostos pra atrair novas empresas prp Estado e municipio. O Rio esta acabado, foi perdendo ao longo dos anos sua industria pra outros estadps devido aos impostos elevados que se cobra aqui. E nao adianta que os governantes nao se tocam, continuam priorizando a mamata em detrimento da modernizacao e competitividade do estafo e municipio. So aumemtam impostos achando que os royalties vao durar a vida inteira. Voces serao engolidos pela admnistracao eficiente dos outros estados. Olha pra Sao paulo veja se estao dando aumento pra funcionarios publicos e politcos em plena pandemia? Voces torraram dinheiro com uma nova sede de luxo da Alerj, com a pipulacao desempregada passando fome e dormindo na porta do predio de luxo da nova Alerj. Voces estao destruindo o resto que sobrou dessa cidade e desse estado, bando de corruptos. Não eh a toa que nos outros estados ja conhecem o Rio cpmo berço da corrupção politica e da mamata. O Prefeito manda oa restaurantes e comercio fechar toda hora, restringir o publico, no entanto nao isentou o IPTU desses pobres comerciantes que foram atingidos por decisoes arbitrarias. E agora? Agora que a predeitura e o Estado estao com os cofres cheios continuam explorando o IPTU comercial desses lojistas. Muitos ate ja fecharam as portas e endividados vão ter que dar dinheiro pra Prefeitura. A prefeitura ta precisando dessa grana pra dar mais aumento e mamata.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui