Na noite desta quinta-feira (19/03), o Governo do Estado divulgou um decreto oficial determinando o fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos gastronômicos similares no Rio de Janeiro por 15 dias, como medida de prevenção à pandemia de Coronavírus.
Algumas horas depois, entretanto, o decreto sofreu alterações.
A principal delas é que os estabelecimentos podem, sim, estar em funcionamento. Porém, devem restringir a capacidade de público para somente 30%.
Já os serviços de delivery e de retirada de alimentos para se levar para “viagem” continuam funcionando normalmente, sem restrições. Inclusive, o Governo Estadual enfatiza que estas são as melhores opções para os clientes e que se deve, ao máximo, evitar aglomerações.
Um detalhe importante é que a determinação dos 30% de público não é válida para estabelecimentos gastronômicos localizados dentro de hotéis, pousadas e similares. Estes devem funcionar única e exclusivamente para hóspedes e funcionários.
[…] Nesta quinta-feira (19/03), o Governo Estadual publicou decreto no qual determinava o fechamento de estabelecimentos gastronômicos (bares, restaurantes, lanchonetes e similares). Porém, houve uma mudança, permitindo que os locais funcionem mediante ocupação de apenas 30% de público. […]