A estátua de Chacrinha, que fica localizada no Jardim Botânico, na Zona Sul, foi vandalizada. Há seis meses criminosos tentaram furtar o bacalhau, que fica em uma das mãos da estátua do apresentador. Criminosos já haviam levado o microfone que compunha a obra no ano anterior.
Por contada tentativa de furto, percebida após vistoria realizada, essa parte do monumento foi removida pela Secretaria Municipal de Conservação para reparo. O trabalho é altamente cuidadoso e ainda não há data de reposição, segundo a secretaria.
No ano anterior, houve também uma tentativa de roubo da estátua. Um indivíduo tentou remover à força o microfone, que ficou parcialmente desalojado. Um residente do bairro notou a ocorrência, salvaguardou o objeto e o entregou a um funcionário da Comlurb para evitar sua perda.
A estátua mede 1,90 metro, e fica na Rua General Garzon. A inauguração foi em 2010, 22 anos após a morte do apresentador. O local do monumento foi escolhido por ser o caminho que Chacrinha fazia para chegar ao antigo estúdio da TV Globo.
Em nota, a Secretaria da Conservação esclareceu que a Gerência de Monumentos e Chafarizes está atualmente realizando os reparos necessários na peça, que será reinstalada na estátua do Velho Guerreiro em breve.
“Durante uma vistoria, a equipe da Secretaria de Conservação verificou que o bacalhau, da estátua do Chacrinha, estava solto. Assim, a peça foi retirada, há cerca de seis meses, quando houve uma clara tentativa de furto à época. A Gerência de Monumentos e Chafarizes, então, recolheu a peça para fazer manutenção da mesma, que será reinstalada junto ao corpo da escultura do Velho Guerreiro em breve.
A Conservação esclarece também que a restauração do bacalhau é um trabalho muito minucioso; pois cada peça tem sua especificidade; por isso, ainda não tem previsão de data para a fazer reposição.”