Problema social grave e que atinge milhares de crianças no Brasil e no mundo, o trabalho infantil foi motivo de uma ação no Cristo Redentor, na noite desta segunda-feira (12). O monumento foi iluminado de vermelho para chamar a atenção para o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Nesta segunda, também foi apresentado, na Conferência Anual do Trabalho, o primeiro relatório global sobre o tema.
A ação tem como finalidade sensibilizar a sociedade sobre os malefícios causados pelo ingresso precoce de crianças e jovens no mercado de trabalho, especialmente o informal, onde atuam a maioria das crianças.
Os males de tal tipo de prática vão desde o comprometimento físico, emocional e psicológico, passando pelos impactos gerados na formação educacional de crianças e adolescentes.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 1,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, com idades entre 5 e 17 anos, já estão trabalhando.
A ação no monumento é resultado de uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, a Arquidiocese do Rio e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ).
As informações são da rádio Tupi.