Alvaro Tallarico: Dias Perfeitos chegam ao Rio, entenda

Existe uma forma de viver utopias e experimentar outros mundos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crítica do filme Dias Perfeitos por Alvaro Tallarico. Na imagem, um japonês mais novo dirige, um mais velho está ao fundo e uma japonesa de cabelo colorido no banco do carona.
divulgação / Mubi e O2 Play filmes

Não, os dias perfeitos do Rio de Janeiro ainda não chegaram. Apesar de que a perfeição faz parte também de como vemos o mundo, porém é muito difícil fechar os olhos para as tantas agruras que temos como a insegurança, ou ver tantas pessoas em situação de rua passando dificuldades. Contudo, enquanto a utópica perfeição não chega pela cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, “Dias Perfeitos” (Perfect Days) chegou aos cinemas. É realmente um filme maravilhoso, filosófico, poético e tocante.

Com direção de Wim Wenders (Buena Vista Social Club, O Sal da Terra), que também escreveu o roteiro juntamente com Takuma Takasaki, acompanhamos um zelador em Tóquio, vivendo sua rotina de maneira simples e sorridente, com profissionalismo ímpar, humildade e generosidade. A atuação antológica de Koji Yakusho (13 Assassinos) fez com que vencesse o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2023, interpretando Hirayama, esse homem de meia-idade introspectivo. O artista diz tanto em seu olhar, com um brilho único, ou lágrimas (in)contidas que é difícil não se emocionar. A natureza, a música, a literatura e a fotografia acompanham esse homem analógico e vale ficar até o fim dos créditos para encontrar uma palavra japonesa que resume bem a poesia do filme que estreia oficialmente no dia 29 de fevereiro, mas já conta com sessões antecipadas. Depois vai direto para o streaming MUBI.

Recomendo muito “Dias Perfeitos”. Já sou um ser sensível, mas após a exibição para os críticos saí ainda mais mexido com o mundo ao redor, com certa vontade de chorar ao ver algumas mazelas, e ao mesmo tempo feliz pela jornada que vivo. Fui o único que fiquei até o fim dos créditos e nem esperava nada, mas tive uma surpresa linda. O filme é sobre sensibilidade e o valor da simplicidade. Aliás, impossível não mencionar a trilha sonora do filme, com destaque para Lou Reed, Ottis Reding e Nina Simone. Assista, pois “Dias Perfeitos” é como um sol nascente.

Ainda na onda japonesa, estreia no dia 22 de fevereiro, “O Menino e a Garça”, espetacular filme de Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro) indicado a Melhor Animação no Oscar. O novo longa do excelente Studio Ghibli chega em mais de 280 salas de cinema.

Advertisement

Amo as mulheres brasileiras

Seguindo na linha sensível, uma boa dica é a mostra coletiva “Ah, Eu Amo As Mulheres Brasileiras”, em exibição no MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem) até 25 de fevereiro. São 34 obras de mulheres de todo o Brasil, abordando a objetificação e hipersexualização do corpo feminino. Com curadoria de Luiza Testa, a exposição reúne 22 artistas, representando diferentes perfis, raças, etnias, classes sociais, idades e propósitos de vida sobre o tema. Há trabalhos de gente como Alice Ruiz, Berna Reale, Marta Neves e Lenora de Barros, bem como de figuras emergentes como as artistas indígenas Arissana Pataxó e Yacunã Tuxá, a trans pernambucana Gabi Beneditta, e a mestra ceramista Mahuederu Karajá, entre outras, proporcionando uma abordagem multifacetada e inclusiva. A exposição também apresenta criações inéditas de Nara Guichon e Fernanda Naman. O MAC Niterói fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30).

No teatro, o espetáculo infantojuvenil “À Beira do Sol”, protagonizado pela atriz Naira Carneiro, tem seus últimos dias no Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Sob a direção e dramaturgia da própria Naira Carneiro, em colaboração com Duda Rios, o musical é uma experiência poética que transcende idades, explorando a fronteira entre realidade e imaginação, loucura e sanidade. A trama segue Arian, a Vigia do Sol, uma personagem que transita entre dois mundos: o tangível e o imaginário. Ao receber a notícia de que o Sol nunca mais nascerá, Arian embarca em uma missão para evitar o pôr do sol, remando em direção ao astro no oceano, acompanhada por sua fiel escudeira, a nuvem Caralâmpia. A peça estará em cartaz no CCBB RJ somente até domingo (25/2), com apresentações na sexta às 19h, e no sábado e domingo às 16h. Uma lúdica oportunidade para toda a família.

Streaming além dos Dias Perfeitos

Ah, mas você curte arte no conforto do lar também? Então antes de “Dias Perfeitos” chegar no MUBI, na Netflix tem a estreia, dia 22 de fevereiro, da série live-action “Avatar: O Último Mestre do Ar”. Não confunda com “Avatar” de James Cameron, pois uma coisa nada tem a ver com a outra, ok? “Avatar: O Último Mestre do Ar” é inspirada na série animada da Nickelodeon. Com 8 episódios de 1 hora cada, a obra é ambientada na Colúmbia Britânica e segue Aang, Sokka e Katara em uma missão para salvar o mundo após a devastação causada pela Nação do Fogo, com desafios enfrentados contra o príncipe Zuko. Espero que surpreenda como “Yu Yu Hakusho” fez. Altas expectativas.

Por fim, na Filmicca, a dica é o filme “Os Iniciados”, que se passa na África do Sul e narra a história de Xolani, um operário solitário que se afasta de suas obrigações para participar dos ritos de circuncisão Xhosa, parte essencial da iniciação à masculinidade. No isolado acampamento nas montanhas, jovens se recuperam enquanto assimilam os códigos culturais, em um ambiente permeado por machismo e agressão. Xolani assume o cuidado de Kwanda, um recém-chegado rebelde de Joanesburgo que questiona os padrões patriarcais da iniciação, enquanto ele próprio enfrenta a tensão entre seu mundo familiar tradicional e sua busca pessoal por realização. O filme aclamado e premiado, dirigido por John Trengove, explora temas profundos como tradição, sexualidade e, claro, masculinidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Dias Perfeitos chegam ao Rio, entenda
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Dias Perfeitos chegam ao Rio, entenda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui