Cultura Oceânica: Oskar Metsavaht realiza debate em seu studio OM.art

Evento acontece 29 de junho (sábado) e faz parte da agenda do manifesto em videoarte Caiçara, que reflete sobre questões relacionadas a pesca responsável, saberes ancestrais e a preservação do Oceano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Frame do Curta-metragem Caiçara / Om.art

O mês de junho é marcado pela celebração do Dia Mundial dos Oceanos e, com foco em disseminar conhecimento e estimular o debate sobre o tema, Oskar Metsavaht, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Sustentabilidade, Embaixador da Unesco para a Década dos Oceanos 2021-2030 e fundador da Osklen e do Instituto-E, promove o Oceans Talks – A necessidade da Cultura Oceânica num planeta azul em constante mudança. Realizado no Studio OM.art no dia 29/06 (sábado), a partir das 16h e com entrada franca, o painel integra a agenda da exibição do manifesto em videoarte Caiçara, sobre conscientização para o consumo consciente do ecossistema marítimo e a importância dos conhecimentos ancestrais na preservação do oceano.

O evento terá abertura de Oskar Metsavaht com mediação de Miguel Paranaguá, do Instituto E, e participações de Ana Asti, subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Rio de Janeiro; Marcos Bastos, professor e diretor da Faculdade de Oceanografia da UERJ; Aline Aguiar, coordenadora científica do projeto Ilhas do Rio; e Marco Aurélio Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela.

Com o debate busca-se trazer outros aspectos sobre a reflexão presente no manifesto Caiçara, como o aprofundamento da importância da cultura oceânica para saúde de nosso planeta e para o bem-estar das gerações presentes e futuras.

Para quem for ao studio OM.art, também será possível assistir ao curta-metragem homônimo, exibido em uma sala do espaço da instalação artística – mostrando o ponto de partida desta grande reflexão – além de trazer imagens inéditas captadas para a filmagem. 

Exibido e reconhecido em festivais internacionais, ‘Caiçara’ poderia retratar qualquer lugar do mundo, mas foi filmado em uma das mais antigas colônias de pesca artesanal do Brasil, a Z-13, localizada no posto 6, em Copacabana, Rio de Janeiro. O curta faz parte da antologia INTERACTIONS, projeto da ONG suíça ‘Art for the World’, que reúne obras de doze cineastas internacionais, criando conexões entre humanos e animais através da biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e riscos hídricos. 

Serviço

Oceans Talks – A necessidade da Cultura Oceânica num planeta azul em constante mudança

Quando: 29 de junho (sábado)

Horário: 16h

Local: Studio OM.art – Rua Jardim Botânico, 997 – Rio de Janeiro 

Entrada Franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cultura Oceânica: Oskar Metsavaht realiza debate em seu studio OM.art
lapa dos mercadores 2024 Cultura Oceânica: Oskar Metsavaht realiza debate em seu studio OM.art
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui