A Defesa Civil do Rio acionou 17 sirenes em 11 comunidades na tarde desta terça-feira (11/01) por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade. As sirenes foram tocadas nas comunidades Cachoeirinha, Cachoeira Grande, Cotia, Dona Francisca, Nossa Senhora da Guia, Alemão, Engenho da Rainha, Joaquim de Queiroz, Santa Terezinha, Rua Mira e Vila Cruzeiro.
Nessas comunidades, a quantidade de chuva ultrapassou o limite de 40 milímetros em uma hora, determinado pelo protocolo de acionamento das sirenes. O maior acumulado foi no Complexo do Alemão, com 64 milímetros.
Ao todo, 20 solicitações foram recebidas pela Defesa Civil desses locais. As equipes técnicas e de engenharia estão em contato com as localidades para verificar quais ocorrências poderão ser classificadas como emergenciais.
Desde a última quinta-feira (06/01) a Defesa Civil recebeu 341 chamados da população por causa das chuvas intensas que atingem a cidade com pedidos de vistoria por ameaça de desabamento, rachaduras e infiltrações em imóveis ou em casos de deslizamentos de terra.
Desses, 49 chamados foram classificados como emergenciais, resultando na interdição de 70 imóveis que apresentavam algum tipo de risco para os seus moradores, que foram para a casa de parentes ou amigos ou foram encaminhados para atendimento da Assistência Social.
Bairros com maior número de solicitações: Tijuca – 15, Campo Grande – 14, Vila Isabel – 12, Bangu – 11, Andaraí – 10.
As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas realizando as vistorias e atendendo os chamados da população. Em caso de emergências, o órgão pode ser acionado por meio do telefone 199.