O ex-secretário de saúdo do Rio de Janeiro, Edson Santos, teve nesta quarta-feira, 12/8, homologada pelo ministro Benedito Gonçalves STJ sua delação premiada. No acordo, ele se comprometeu a devolver cerca de R$ 8,5 milhões aos cofres públicos e teria envolvido diretamente o governador em práticas criminosas.
Com a homologação da delação, a PGR agora pode utilizar formalmente o relato do ex-secretário para embasar inquéritos e medidas cautelares.
Em nota, a defesa do governador Wilson Witzel disse que “reitera a absoluta lisura do governador. O instrumento da delação não é prova para qualquer juízo de condenação, servindo apenas como início de uma prova que ainda deverá ser obtida pela acusação. A defesa confia em que absolutamente nada será encontrado e aguarda acesso aos autos“.
Nesta quarta-feira chegou a correr o boato de que Witzel já seria afastado logo. Para o site Agenda do Poder, deve ser aprovado nas próximas horas o afastamento de Wilson Witzel por prazo indeterminado, enquanto durarem as investigações. A PGR necessitava cumprir a formalidade da homologação para usar seu conteúdo no pedido de afastamento que será submetido ao STJ.
O jornalista Guilherme Amado/Época, informa que o próprio Witzel teria perdido as esperanças e desabafado à aliados que teme ser afastado do cargo de governador nos próximos dias por ordem do STJ. E mais, que além do afastamento, venha algo pior.
Desse jeito fica a pergunta, quem cai primeiro Witzel ou Domenec?
Sério Moro foi contratado por uma universidade de Brasília. Seus alunos não precisam se preocupar com provas…
Acho que o governador deve ser afastado para não interferir na investigação. Terá também que saber se o vice está limpo, que a essa altura tendo algo errado a procuradoria já deve saber.
Cai o Witzel e já vai tarde.
Oportunista, dissimulado e traidor, enganou uma população inteira fingindo correção e mostrou como outros o que existe de bom no nosso judiciário.
Se houver correção e indignação de seus pares dentro da justiça, que não haja corporativismo, que sob provas efetivas dêem a justa pena ao indivíduo.
Oportunista todos são.
Enganar também, ou não assistiu o vídeo dele ensinando outros juízes um “macete” para tirar um ($) a mais?
Agora sobre traidor, você deve ser bolsominion que fica nomimando Witzel e Dória de traidores…
Ô Quintino, deixa o Flamengo fora disso, parece a Globo….rs.
O Jesus tomou três pancadas antes de engrenar e quase fomos eliminados da Libertadores em que fomos campeões. Vamos dar mais uma oportunidade ao Domenec, no segundo tempo voltou à forma antiga e já foi bem melhor.
Simplesmente não tem como acreditar só na palavra de um delator…
Uma pessoa presa diz qualquer coisa para se ver livre e de volta à sua família.
O direito brasileiro importou o instituto da Delação Premiada do direito norte-americano. Mas não temos o crime de Perjúrio (que mentir à Justiça).
Aqui o investigado/acusado pode contar a mentira que quiser… não tem nem agravamento de pena.
No noticiários, revistas e jornais estão cheios de jornalistas e comentaristas de botequim que fica nas superficialidades do direito e dão pouco espaço para os profissionais do ramo jurídico, ainda assim, quando tem, são aqueles que defendem como uma manifestação partidária, endossando o editorial da casa.
A Imprensa não se preocupa com os detalhes da realidade da Justiça Criminal.
As pessoas precisam ser mais céticas quanto a certas notícias sobre acordos de delação que a mídia divulga, a fim de não endossar julgamentos apressados.