Dengue e mais: 5 bairros do Rio terão ações de prevenção a doenças transmitidas por mosquitos nesta quarta

Operação é comandada pela Secretaria Municipal de Saúde e acontece simultaneamente, nos 5 bairros, das 8h às 12h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agente de vigilância em saúde do município do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (07/02), a Prefeitura do Rio de Janeiro fará ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial em cinco bairros da cidade. As ações serão conduzidas por agentes de vigilância ambiental em saúde e serão realizadas das 8h às 12h.

As atividades vão ocorrer em Copacabana, Jardim Carioca, Ramos, Santíssimo e Santo Cristo. As ações de prevenção e controle vetorial são estratégicas e, por essa razão, são realizadas ao longo do ano e intensificadas no verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do aedes aegypti.

Em janeiro, foram visitados quase mais de 380 mil imóveis para prevenção e controle do mosquito e quase 100 mil recipientes que poderiam servir de criadouros do mosquito foram tratados ou eliminados.

Em 2023, foram realizadas cerca de 11 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 2 milhões de recipientes.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela operação, também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva.

Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dengue e mais: 5 bairros do Rio terão ações de prevenção a doenças transmitidas por mosquitos nesta quarta

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui