Os deputados Waldeck Carneiro (PT), André Ceciliano (PT), Eliomar Coelho (Psol), Flavio Serafini (Psol) querem criar um termo de cooperação técnica e financeira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de reformar e reabrir a casa de espetáculos Canecão como espaço cultural multiuso e centro de memória da música popular brasileira.
Caso o projeto Nº 3023/2020 vire lei, após a reabertura, o Canecão seria utilizado como espaço cultural multiuso e centro de memória da música popular brasileira.
“Trata-se de proposta de parceria com a principal universidade federal brasileira, a centenária UFRJ, sobre um dos mais célebres espaços culturais do RJ e do Brasil, o Canecão, fechado há dez anos, que precisa ser devolvido à sociedade, no mais breve tempo”, informam os autores do projeto.
Fechado há 10 anos por conta de ações na Justiça envolvendo a Casa e a UFRJ, o Canecão chegou a ser reaberto por pouco tempo e receber ocupações culturais nesses últimos anos, mas segue como espaço ocioso, deteriorando-se.
Absurdo ! A universidade não tem que financiar espaços para shows , nem recuperar, esta sobrando dinheiro pras universidades???? Tem que ser entregue a iniciativa privada ! O espaço tem história, mas não tem nada a ver com coisa pública !!!!! A idéia é privatizar kkk não o contrário ! Tem que ver o que já pertence a UFRJ e pode ser passado para a iniciativa privada, isso sim. Sempre essa cambada………… o raça……….
Excelente ideia, afinal de contas, o Canecão faz parte da memória musical do Rio de Janeiro. Solicito também a estes mesmos deputados que reformem e revitalizem a Estação Leopoldina no Centro do Rio. Aquele local tem uma arquitetura vitoriana espetacular e é um pedacinho de Londres na capital fluminense. A Estação Leopoldina deveria se tornar um Museu do Trem e espaço cultural com lojinhas, livraria, café, lanchonetes, com acervo de fotografias e exposições sobre a história de ferrovias e trens no Brasil e no mundo. Uma iluminação especial a noite também seria legal para melhorar a estética urbana do local que atualmente encontra-se abandonada e degradada. Deputados, devolvam a Estação Leopoldina para o carioca e turista!
Acho uma excelente ideia. Afinal de contas, o Canecão faz parte da memória musical do Rio. Enfim, deixo aqui outra sugestão para os mesmos deputados: a reforma e revitalização imediata da Estação Leopoldina. Aquele prédio com arquitetura vitoriana e londrina no Centro do Rio deve se tornar um Museu do Trem e espaço cultural com lanchonetes, lojinhas, livraria e exposições das histórias e fotografias das ferrovias, trens, etc. Devolvam a Estação Leopoldina ao carioca e turista! E uma iluminação a noite também seria ótimo
UFRJ não tem dinheiro pra se manter e querem que ela invista no Canecão? Vai acabar que nem o Museu Nacional. Tinham que conceder o espaço para iniciativa privada e se livrar dessa bomba! É linda a tentativa de “democratizar” a cultura com o pobre pagador de impostos pagando para as classes média e alta frequentarem o espaço…
A onde eu assino?! perfeita colocação.