Dificuldades em manter o próprio negócio são uma realidade para 42% dos empreendedores do Rio de Janeiro, de acordo com uma pesquisa recente do Sebrae. O levantamento revela ainda que, embora o cenário seja desafiador, 50% dos empreendedores cariocas estão otimistas, vislumbrando novas oportunidades no mercado. Outros 7% responderam que acreditam que o pior já passou.
“Muitas vezes, devido à rotina intensa, o empreendedor se esquece de analisar os cenários ao seu redor. O fim de ano representa uma grande oportunidade para quem empreende, mas o planejamento é essencial para que o negócio prospere,” pondera Margareth Carvalho, gerente de conhecimento e competitividade do Sebrae Rio. “Criar promoções e descontos, reforçar a presença digital, entender os hábitos de consumo dos clientes e oferecer sugestões de presentes são ações práticas que podem fazer a diferença para quem deseja atrair mais clientes durante esse período.”
Datas como a Black Friday, o Natal e o Réveillon oferecem oportunidades valiosas para impulsionar vendas, cada uma com características específicas. A Black Friday valoriza o lançamento de promoções e descontos; o Natal é uma ocasião para presentes e celebrações familiares, o que inclui produtos como alimentos e bebidas; já o Réveillon abre espaço para eventos e vendas de looks especiais para a virada.
Para apoiar os pequenos empreendedores na criação de estratégias eficazes e acessíveis, o Sebrae disponibiliza gratuitamente um material online com orientações sobre como aumentar as vendas nas festas de fim de ano. O conteúdo pode ser acessado diretamente no site da instituição: Estratégias para aumentar as vendas nas festas de fim de ano.