Descubra quais são os bairros com o maior e o menor número de eleitores no Rio

Bairros das zonas Oeste, Norte e Sul lideram o eleitorado no município, que tem 5 milhões de pessoas aptas a votar e 49 zonas eleitorais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista parcial de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio - Foto: Reprodução/Direcional

Com mais de 5 milhões de eleitores aptos a votar, os cariocas já estão se organizando para o primeiro turno das eleições, marcado para este domingo (06/10). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), a cidade possui 49 zonas eleitorais espalhadas por cerca de 160 bairros, consolidando-se como o município com o maior eleitorado do estado.

Entre os bairros com maior número de eleitores, Campo Grande se destaca, com quase 300 mil pessoas aptas a votar — exatos 296.753, representando cerca de 6% do total do eleitorado carioca. O bairro é conhecido por ser o mais populoso da cidade e vem recebendo grandes obras de infraestrutura promovidas pelo prefeito Eduardo Paes, com o objetivo de aumentar sua popularidade na região, em busca da reeleição. O bairro tem uma grande concentração de eleitores evangélicos e ligados à direita, dois quesitos que afastam os ideais que o prefeito parece representar. A lista dos locais que mais contribuem para o eleitorado da cidade é completada pela Tijuca, Copacabana, Santa Cruz e Realengo.

Por outro lado, os bairros com menor número de eleitores são a Vila Militar e o Fundão. A Vila Militar, também na Zona Oeste, conta com apenas 1.245 eleitores, o que representa 0,024% do total do município. Tem apenas 5 seções eleitorais e um único local de votação. O Fundão, na Zona Norte, segue logo atrás, com 1.397 pessoas aptas a votar.

Quem é apto?

No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos natos ou naturalizados, alfabetizados, entre 18 e 70 anos. Já para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo. Podem votar cidadãs e cidadãos que estão com a situação regular na Justiça Eleitoral, ou seja, sem pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto. Isso quer dizer que não poderá votar nas eleições de outubro quem não tirou o título de eleitor nem regularizou essa condição antes do fechamento do cadastro eleitoral.

No dia da votação, os eleitores devem apresentar um documento oficial de identificação com foto. Aceitam-se a carteira de identidade, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, habilitação e outros documentos equivalentes. Além disso, o e-Título pode ser utilizado, desde que o eleitor tenha sua biometria cadastrada e o aplicativo apresente uma foto válida.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Descubra quais são os bairros com o maior e o menor número de eleitores no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui