Desfile da Banda da Rua do Mercado agita foliões no Centro do Rio

Icônico grupo que completa 26 anos em 2024, Banda da Rua do Mercado animou turistas e cariocas às vésperas do Carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Centro do Rio foi palco, na noite desta quinta-feira (08/02), do tradicional desfile da Banda da Rua do Mercado, que se apresentou no trecho entre a rua homônima, percorrendo a Praça XV , o Boulevard Olímpico e a Rua do Ouvidor. Os referidos locais da região central da cidade têm sido revitalizados e transformados em referência de lazer, cultura, turismo, comércio e muito mais.

Com muita animação, o bloco, que completa 26 anos de existência este ano, homenageou Afonsinho, o primeiro jogador de futebol a conquistar o passe livre, médico e humanista, que usou o esporte para auxiliar no tratamento de pacientes psiquiátricos.

Seguida por centenas de foliões e coordenada pela bateria do mestre Wallan, o cortejo tocou marchinhas tradicionais e sambas de todas as escolas. O desfile foi precedido pela lavagem da rua feita pela baiana Cissa do Acarajé, e terminou diante do palco que foi comandado por Nana kozak com as Perfumadas, e pelo grupo Samba Bom. Os integrantes estavam utilizando camisetas personalizadas, criadas pelo cartunista Aroeira.

Ao longo dos seus quase 30 anos de Carnaval, a Banda da Rua do Mercado sempre homenageou personagens que contribuem ou contribuíram para a cultura da cidade, como Albino Pinheiro da Banda de Ipanema, Bira do Fundo de Quintal, Haroldo Costa, Martinho da Vila, Ricardo Cravo Albin, Ancelmo Góis, Flávia Oliveira, Garrincha, Maestro Quintanilha do Cordão do Bola Preta, Arnaldo Chagas, Cissa do Acarajé, Ruy Castro, Nei Lopes, Tia Surica, Moacyr Luz, Lamartine Babo, Guilherme Ferreira, Rubem Confete, Antônio Carlos, entre outros.

Advertisement

Leia também

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

O desfile da Banda da Rua do Mercado preserva a tradição do Carnaval de Rua em uma época de muitos investimentos no Centro do Rio. Aqui no DIÁRIO DO RIO, o leitor tem acompanhado as mudanças na região, que incluem a reabertura de restaurantes famosos, como Al Farabi, Rio Minho.

Outras iniciativas, como o Reviver Cultural, permitirá a grupos de teatro, música, fotografia e dança ocupar os sobrados e casarões antigos da região. No total, 84 projetos foram credenciados no programa da prefeitura, lançado em janeiro do ano passado.

Toda essa cena cultural ficará a poucos metros da recém-reinaugurada Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que vem se tornando um símbolo de turismo, história e desenvolvimento no Centro. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Desfile da Banda da Rua do Mercado agita foliões no Centro do Rio

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Desfile da Banda da Rua do Mercado agita foliões no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui