Devido à queda brusca na arrecadação, ocasionada pela diminuição da quantidade de passageiros utilizando o serviço diariamente, o MetrôRio deverá reduzir sua operação caso não haja uma reviravolta em sua receita. E isso, inclusive, já foi avisado ao Governo do Estado. A informação é do jornalista Lauro Jardim, do ”O Globo”.
A tendência é que a empresa adote uma das 3 possibilidades: deixar de funcionar aos domingos, diminuir o horário diário de circulação dos trens, ou fechar, de maneira temporária, algumas estações.
Vale ressaltar que, no início do mês, o MetrôRio já havia demitido cerca de 240 funcionários, o que representa aproximadamente 10% de seu contingente profissional.
O DIÁRIO DO RIO tentou contato com o MetrôRio para comentar a respeito da possível diminuição na operação, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
Vocês reclamam do metrô do Rio, mas o de Nova York é um lixo. Muito sujo, ratos nos trens e nas estações. Funciona 24h, mas lá é muito violento de madrugada. Uma amiga minha ja foi assaltada, um horror. O metrô do Rio é com certeza outro mundo. Funcionários bem atenciosos e educados. Espero que eles se recuperem logo.
Contando ninguém acredita…
Toda a rede de metrô no mundo só se expande, e a nossa só encolhe.
Nossas estações são ruins, são feias, são mal acabadas, estão totalmente desgastadas, a maioria delas não tem escadas rolantes, há várias estações inacabadas, o metrô não faz bilhetes conjugados metrô-ônibus / metrô-barcas / metrô-VLT, como todos os outros modais cariocas, e ainda pensa em ter lucro.
A famosa pintora carioca Beatriz Milhazes fez vários painéis lindíssimos para uma estação de metrô em Londres, e aqui o nosso metrô jamais pensou em usar nossos incríveis artistas para decorar nossas estações, só algumas poucas estações da Zona Sul receberam este cuidado.
Moscou constrói no momento o maior número de estações novas de metrô no mundo (entrou para o Guiness) e nós aqui sempre comendo mosca. Já lá se vão quatro anos e a estação Gávea ainda não saiu do papel.
Ter lucro assim fica muito difícil… pois quem administra o metrô do Rio de Janeiro não pensa, jamais olhou como são e como funcionam os ótimos metrôs de grandes cidades, como Moscou, Paris, Istambul, Madrid, Nova Yoirk – fizeram construir um metrô em linha reta, as linhas não se cruzam… (nunca vi isso em qualquer outro país).
Feche aos Domingos para vagabundo não ir a praia, devolve pro estado. Quem sabe o carioca consegue eleger um governador que não vá preso com um projeto de metrô descente.
Gostaria de entender qual o estudo se baseiam para demonstrar lucro ou prejuízo. Se a demanda está baixa, reduzem-se os custos fixos e operação. Receberam bilhões de investimentos ao longo dos anos e não modernizaram quase nada. São apenas 2 linhas!!!!!! Pagamos uma tarifa alta pra isso.
Agora quando o metro trabalhava em plena operação, vagões lotados e sem ar-condicionado, quer dizer então que estavam lucrando muito alto e não faziam nada para melhorias.
Que gestão burra essa do metrô.
Privatização é assim, pessoal!!!
O que vocês achavam?
Continuem a defender a privatização, o desfazimento de bens e serviços públicos colocando sob interesse e exploração de empresas privadas que só buscam lucro…
É a CEDAE privatizada que atenderá uma parcela da população sob custo alto e deixando outras áreas de menos interesse largadas;
Os Correios que deixará de ter alcance em todo o Brasil, fechando agências pois não importa que esteja presente e aí alcance de todos os cidadãos, democraticamente, mas atendendo somente onde as operações sob lucro sejam viáveis.
Veja o caso da linha amarela, altos lucros, muito acima do previsto na concessão para Lansa, portanto, que já teve retorno financeiro, mas a Prefeitura não consegue retomar antes do prazo final da concessão, tem ela lucratividade absurda.
Se poucas pessoas estão usando o metrô, por que não libera a entrada de bicicletas antes das 21h no dia de semana?
Quando não havia metrô aos domingos, as pessoas trabalhavam.
Em países de primeiro mundo, onde o transporte com segurança é prioridade, o metrô funciona 24 horas mesmo que para algumas dezenas de pessoas.
É de se supor que o contrato de concessão preveja a retomada pelo Estado , em caso de descumprimento das obrigações.
Gente… Preciso do metrô dias de domingo como muitas outras pessoas que trabalham com plantões… Se tirar de circulação aos domingos vai prejudicar muitas pessoas ?