‘Dia dos Namorados pode ser saída da crise para empresários que souberem aproveitar’, afirma especialista em micro e pequenas empresas

Rodrigo Almeida, que promove cursos e mentorias para micro e pequenos empresários, considera a data uma das mais importantes para o comércio e para restaurantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 18 bilhões no comércio brasileiro neste ano. É o que revela uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) feita em 27 capitais. Segundo o levantamento, 92 milhões pessoas pretendem comprar presentes para o dia 12 de junho, o que corresponde a 57% dos entrevistados. Para o especialista e mentor de pequenas empresas, Rodrigo Almeida, esta é a oportunidade de muitos empreendedores melhorarem o faturamento. “Datas festivas como o Dia dos Namorados geram um apelo no consumidor, mexem com o emocional, despertam senso de urgência”, destaca.

Não apenas lojistas devem aproveitar a data. Rodrigo destaca que a data é uma das melhores, se não for a melhor, para bares e restaurantes. “O empreendedor que souber usar esta data, com certeza venderá bem. É preciso criar promoções e iniciativas com dia para acabar, focadas no Dia dos Namorados, para que o cliente entenda que vale a pena adquirir seu produto ou serviço e que precisa ser naquele momento, pois vai acabar”, explica Rodrigo Almeida.

Como aproveitar a data?

Crie decorações especiais, alusivas ao Dia dos Namorados, e promoções que estejam relacionadas à data. Você pode aumentar seu faturamento, sua margem e ainda atrair novos clientes.

Donos de bares e restaurantes podem criar menus para duas pessoas com preços especiais. Neste ano, o Dia dos Namorados cai em um domingo, então já na sexta-feira podem colocar à disposição o menu, assim atraem também aqueles casais que planejam jantar em casa no dia 12.

Donos de delivery também podem lançar pratos promocionais ou oferecer cardápios especiais por tempo limitado. Segundo Almeida, anúncios e promoções que reforcem que são limitadas motivam o cliente a comprar. “Como somos bombardeados com muita informação e o ser humano tende a procrastinar, precisamos de um empurrãozinho para fazer a compra e as datas especiais são esses empurrõezinhos. A empresa que consegue associar a sua marca ao Dia dos Namorados consegue vender bem. Ofertas com o gatilho da escassez, ou seja, com data para acabar, motivam as pessoas, pois elas vêm que aquela oportunidade é limitada”.

Presentes e programas preferidos

Todos os segmentos podem usar a data para aumentar os lucros: comércio, alimentação, turismo e de cultura. Na área do turismo, como a data cai no fim de semana, ofertas para casais podem ganhar força. Hotéis e pousadas podem oferecer cafés da manhã diferenciados aos casais.

Espaços culturais e de eventos também podem criar programações temáticas. Segundo Rodrigo Almeida, o importante é não deixar datas como essa passarem. “Faça alguma ação para o Dia dos Namorados, aproveite esta época! Ainda há poucos lugares aproveitando essa data”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Dia dos Namorados pode ser saída da crise para empresários que souberem aproveitar', afirma especialista em micro e pequenas empresas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui