Em celebração ao Dia Nacional do Samba — comemorado no dia 2 de dezembro —, os cariocas serão presenteados com três dias de apresentações e shows gratuitos na Cidade do Samba, na Gamboa. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, oferecendo uma espécie de festival do ritmo mais emblemático do Rio.
Durante o evento, quatro escolas de samba se apresentarão a cada dia. As festividades serão abertas por um grupo musical e encerradas por outra atração de destaque. Entre os nomes confirmados estão Belo e Jorge Aragão.
- A programação começa na sexta-feira (29/11), com as escolas que desfilam no primeiro dia de Carnaval: Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira. A abertura será com o Cacique de Ramos, e o cantor Belo encerrará a noite.
- No sábado (30/11), será a vez das agremiações do segundo dia de Carnaval: Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel. O Terreiro de Crioulo abrirá a noite, e o Samba da Volta encerrará as apresentações.
- Para fechar os festejos, no domingo, dia 1º de dezembro, se apresentarão Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela. O evento será encerrado ao som de Jorge Aragão.
A entrada para o festival será permitida mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os portões serão abertos às 19h. A Cidade do Samba está localizada na Rua Rivadávia Correa, 60, na Gamboa.