Dois homens foram presos na manhã deste sábado (12) com 200 quilos de cobre próximo ao Monumento a Deodoro da Fonseca, no bairro da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. A prisão foi realizada por agentes da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) durante patrulhamento de rotina.
Segundo os agentes, três indivíduos estavam em atitude suspeita, manipulando cabos. Ao perceberem a aproximação da equipe, um deles conseguiu fugir, mas os outros dois foram detidos. Durante a abordagem, os suspeitos não souberam comprovar a procedência do material.
Além da grande quantidade de fios de cobre, os agentes apreenderam uma faca, serras, alicates e um telefone celular. O material e os presos foram encaminhados à 12ª DP (Copacabana).
De acordo com a Polícia Civil, um dos detidos possui dez anotações criminais por furto de cabos.
Veja o quão ridícula é a pena no Brasil para criminosos, no seguinte artigo se atentar contra serviço essencial – lembrando que os juízes brasileiros sempre (como uma patologia) partem do mínimo da pena para condenar.
Art. 265 – Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública:
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.
Parágrafo único – Aumentar-se-á a pena de 1/3 (um terço) até a metade, se o dano ocorrer em virtude de subtração de material essencial ao funcionamento dos serviços. (Incluído pela Lei nº 5.346, de 3.11.1967
Como é uma crime sem violência, quase nunca o condenado permanece preso.
Crime de furto simples no Paraguai resulta em 5 anos de prisão. Se furto de energia a pena é de 10 anos (e olha que sobra energia de Furnas no Paraguai, tanto que vende o excedente ao Brasil).
Já aqui o crime de furto simples tem pena em abstrato de 1 a 4 anos, mas os juízes têm uma tara de partir da pena mínima, então, somente se houver alguma causa de aumento de pena que passa, porém, um pouco… quase nunca é aplicada pena máxima para o furto…
É tão vergonhoso que criminosos atravessam a fronteira do Paraguai com o Brasil para furtar aqui…