Dom Orani celebra missa e acende pira em homenagem aos mortos por Covid e aos cientistas

Cerimônias acontecem no Dia de Finados, no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju. A pira Chama da Esperança só será apagada quando for descoberta a vacina contra a doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A pira Chama da Esperança, em homenagem às vítimas e aos cientistas que buscam a cura da Covid-19, será acesa no Dia de Finados e só será apagada quando vacina for descoberta — Foto: Divulgação

O cardeal do Rio, Dom Orani Tempesta, celebra no feriado de Dia de Finados (2/11), no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, na Zona Portuária, uma missa em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos cientistas que buscam a cura para a doença.

A Missa de Finados, programada para às 7h30, e os demais eventos serão transmitidos pelas redes sociais do cemitério – Facebook, Instagram e Youtube -, para evitar aglomeração.

O cardeal também fará uma oração especial aos cientistas antes de acender a pira, batizada de Chama da Esperança. A pira só será apagada quando a vacina contra a Covid-19 for descoberta e aprovada. Uma vela com a Chama da Esperança será entregue a pesquisadores da Fiocruz.

Também está previsto o batismo do Jardim in Memorian, onde Dom Orani vai plantar uma muda de jequitibá-açu, espécie em extinção, que representa a perpetuação e evolução da vida. O ato será em memória dos mortos e pela preservação do ambiente.

Advertisement

Na sequência, os coordenadores da campanha de apoio a pessoas enlutadas “A vida não para”, Márcia Torres e Paulo Victor, vão comandar a soltura de 200 balões com mensagens enviadas para por internautas para as redes sociais do cemitério, relembrando momentos felizes e o legado dos mortos.

O Crematório e Cemitério da Penitência terá horário especial de Finados: de 7h às 17h. Estacionamento pago no local. O endereço é Rua Monsenhor Manuel Gomes 307, no Caju.

Confira a programação completa:

  • 7h30m – Missa de Finados com o cardeal Orani Tempesta. Ao final da missa ocorrerá o plantio de uma árvore em memória dos mortos e pela preservação ecológica brasileira
  • 8h50 – Acendimento da Chama da Esperança por Dom Orani Tempesta
  • 8h55 – Inauguração do Jardim In Memoriam por Dom Orani Tempesta
  • 10h – Soltura de balões da campanha “A vida não para”
  • 11h – Missa com padre Pedro Paulo em homenagem aos pesquisadores da Fiocruz que desenvolvem a vacina contra a Covid-19. Após a missa, o representante da Fiocruz acenderá uma vela na pira da Esperança e levará a chama para a Fiocruz.
  • 14h – Live com Fabrício Carpinejar e Débora Tessler com lançamento do vídeo “Iluminando Memórias – a maior homenagem de velas do mundo”
  • 15h – Missa com Padre Pedro Paulo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dom Orani celebra missa e acende pira em homenagem aos mortos por Covid e aos cientistas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui