Dom Orani Tempesta será agraciado com a Medalha da Inconfidência, maior honraria do Estado de Minas Gerais

Criada por Juscelino Kubitschek, em 1952, a homenagem é destinada a todas as pessoas que contribuíram para a projeção e a valorização do Estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa do cardeal Dom Orani João Tempesta

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, será agraciado com a comenda mais importante do Estado de Minas Gerais: a Medalha de Inconfidência, no dia 21 de abril, data de morte de Tiradentes e que marca a Inconfidência Mineira – movimento de independência cujo epicentro foi a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.

A solenidade de 2023 contará com um momento cívico, na Praça Tiradentes, com a entrega da Medalha sendo feita na sequência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), localizado na Rua Professor Paulo Magalhães Gomes, Morro do Cruzeiro.

O deputado Luiz Tadeu Martins Leite (MDB), presidente do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência e da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), festejou a retomada da celebração, por sua importância história não somente para Minas Gerais, como para todo o Brasil.

“Temos cada vez mais que destacar os valores que essa história (da Inconfidência) traz para o Estado e para o País como um todo, reforçando a questão da liberdade, então esse dia da Medalha é muito importante para Minas e para a Assembleia”, afirmou o deputado.

Advertisement

À solenidade estarão presentes subsecretário de Comunicação Social e Eventos, Bernardo Fonseca Santos, representando o Governo do Estado; e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PV).

A recomendação da UFOP é de que os convidados cheguem ao campus da universidade com antecedência mínima de uma hora, para que sejam recepcionados e transportados ao local da solenidade, onde deverão se dirigir à Chancelaria da Medalha da Inconfidência para assinatura do livro de honra e recebimento do respectivo diploma.

A homenagem foi criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1952, para prestigiar as pessoas que contribuíram para a projeção e a valorização de Estado de Minas. A medalha possui quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A celebração foi suspensa por dois anos por conta da pandemia.

Mas informações pelos telefones: (31) 3915 – 9198 / (31) 3915 – 9200 / E-mail: cerimonial@governo.mg.gov.br   

Com informações da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dom Orani Tempesta será agraciado com a Medalha da Inconfidência, maior honraria do Estado de Minas Gerais
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Dom Orani Tempesta será agraciado com a Medalha da Inconfidência, maior honraria do Estado de Minas Gerais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui